5 Tendências de decoração para renovar o seu décor

Categoria: Dicas de construção

Quer coisa melhor do que começar o ano renovando o visual da sua casa? E você nem precisa desembolsar grandes quantias ou partir para uma reforma longa e complicada para isso... Conhecendo as novas tendências, é possível aplicar pequenas alterações que vão dar uma cara nova à sua decoração e trazer novos ares para o seu lar em 2023 .

A ideia é transformar a casa em uma espécie de refúgio, um local agradável, que abraça, dá segurança, sem deixar de lado, é claro, a funcionalidade.

E para conseguir este ambiente confortável, separamos  5 dicas para te ajudar. Siga aqui com a gente, confira e inspire-se!

  1. Cores Neutras e Naturais

As cores neutras e naturais passam sensação de bem-estar, relaxamento e aconchego e são as que vão estar em alta este ano. Além das tintas, existem diferentes formas de apostar nessa tendência, como no uso demóveis de madeira, dando preferência para a versão sustentável do material.

Além dos móveis, também dá para adotar a madeira em pisos e painéis e tons terrosos e ricos para as paredes, como por exemplo, a cor de 2023 da Coral Tintas, Silêncio de Inverno. Essa combinação cria um visual acolhedor, sem deixar a sofisticação de lado.

Cor do Ano de 2023: Silêncio de Inverno

Outros tons que estarão em alta são o branco e suas variações mais claras, como o bege e o cinza.

decoração em tons neutros

  1. Iluminação natural

A valorização da iluminação natural é outra forte tendência para o ano. O segredo para adotá-la é evidenciar janelas, deixando-as mais visíveis. Procure usar cortinas claras, o que ajudará a tornar o ambiente ainda mais iluminado.

Dê preferência para cortinas confeccionadas com materiais naturais, como o linho e seda. Se preferir, também dá para usar cortinas de renda ou voil, que garantem uma boa luminosidade ao cômodo.

Mesmo assim, as luzes artificiais não são deixadas de lado, sendo usadas para trazer aconchego e modernidade. Aposte em luminárias e pendentes de madeira ou que remetem aos elementos naturais.

As luminárias de LED também estão em alta, principalmente por serem ecologicamente corretas e terem uma grande durabilidade. Além disso, o LED tem uma iluminação mais fria que cansa menos a vista e não esquenta o ambiente.

O LED combina com os lustres e pendentes de formato redondo que são uma outra tendência de iluminação deste ano. Essa decoração é leve, dinâmica e combina com diferentes estilos.

Pendente LED Cilíndrico Redondo 2700K Bivolt Ø60x25cm Madeira e Acrílico -  Accord 206LED | Inspire Home  

  1. Formas arredondadas

Os móveis e objetos de decoração com formas  arredondadas, que resgatam a decoração dos anos 60 e 70 e despertam sensações afetivas, voltam com força total e com um toque contemporâneo.

Eles podem ser usados em praticamente todos os ambientes da casa, como os famosos sofás curvos nas salas, mesa de cabeceira redondas para quarto e até mesmo charmosas ilhas de cozinha com um design mais curvilíneo. 

sala com móveis curvos

Os espelhos e luminárias com design mais arredondado também são uma ótima opção para seguir esta tendência, deixar a decoração mais dinâmica e suave, sem precisar investir tanto.

Espelho Adnet: 50 Modelos e Como Fazer o Espelho da Moda | Decoración de  comedor, Decoracion de comedores pequeños, Ideas de comedor

  1. Natureza dentro de casa

A valorização de elementos naturais nunca esteve tanto em evidência. Assim, faz todo o sentido que plantas e flores também estejam mais presentes no décor. Especialmente em ambientes de descanso, como salas e quartos, elas trazem mais vida aos espaços e bem-estar físico e mental às pessoas.

Invista em formatos e tamanhos variados de vasos com plantas de diferentes espécies. As suculentas, por exemplo, são clássicos que nunca saem de moda. E se você prefere plantas maiores, que tal usar a Costela de Adão em um canto específico da sala?

Costela-de-Adão: +72 Ideias de Decoração e Como Cultivar!

Os jardins verticais, as prateleiras e as estantes em madeira reflorestada são outras formas de levar o verde de uma forma criativa para o seu dia a dia.

decoração moderna com prateleira para vasos de plantas Foto PinterestEstante Sarin 1,665x86x32cm com 4 Prateleiras  Gaam

  1. Revestimentos com aspecto mais natural

E para fechar as nossas dicas, vamos a um assunto que amamos por aqui: revestimentos.

Os revestimentos com cores neutrasestão com tudo e podem ser aplicados no piso, paredes e em painéis para televisão. Eles deixam o ambiente iluminado e passam o protagonismo para a decoração. A grande sacada é combiná-los com tons quentes. O resultado é um visual acolhedor sem perder a sofisticação no espaço.  

Outra tendência muito importante para nos manter estimulados nos espaços será o efeito sensorial dos revestimentos, cujas texturas devem se destacar com produtos rústicos e naturais.

Os revestimentos amadeirados e aqueles com aparência de pedras e rochas naturais são uma ótima opção. Eles nos aproximam da natureza e proporcionam um ambiente mais calmo e favorável à concentração.

Nesse contexto, os porcelanatos são o produto ideal. Com modelos que reproduzem desde o mármore até a madeira mais rústica, eles podem ser instalados em qualquer ambiente, combinam com diferentes estilos de decoração, são resistentes à água e são um dos revestimentos mais duráveis do mercado.

Aposte também em revestimentos com estampas de fauna e flora, como oBotanic, da Biancogres. Esta é uma alternativa prática de trazer a natureza para dentro de casa e sentir relaxamento e bem-estar físico e mental.

Agora é só escolher por onde começar e separar os seus produtos aqui na Wermar! Temos tudo que você precisa para deixar a sua casa ainda mais linda.

Materiais de Construção