Evite as infiltrações! Saiba como identificar e fazer a impermeabilização adequada

Categoria: Dicas de construção

As infiltrações são as principais inimigas das residências, principalmente em períodos longos de chuvas! Esse problema comum pode causar muitos danos, já que a água que penetra nas paredes ou no piso pode danificar a estrutura da casa e também criar um ambiente propício para o crescimento de mofo.

Felizmente, a impermeabilização adequada pode ajudar a prevenir esses problemas. Neste artigo, A Wermar vai te mostrar como identificar as áreas vulneráveis ​​à infiltração e como fazer uma impermeabilização adequada para proteger sua casa.

 

Identificando as áreas vulneráveis

 

Antes de começar a impermeabilizar sua casa, é importante identificar as áreas vulneráveis ​​à infiltração. Vale lembrar que, em muitos casos, o sinal que se manifesta é resultado de uma infiltração em outro lugar. Aqui estão algumas dicas que vão te ajudar a identificar essas áreas problemáticas:

 

- Verifique o teto e as paredes por manchas de água. Essas manchas podem indicar vazamentos no telhado ou em canos que passam pelas paredes. Fique atento porque pode ser uma área com pouca visibilidade.  

- Verifique se há rachaduras nas paredes ou no piso, já que elas podem permitir que a água entre na estrutura.  

- Observe a drenagem ao redor de sua casa. Se a água não estiver sendo drenada adequadamente, pode se acumular e infiltrar-se na estrutura.  

- Verifique se as janelas e portas estão vedadas corretamente. Se houver lacunas, a água pode penetrar nessas áreas.  

- Observe se há sinais de desgaste em sua cobertura. Telhados danificados podem permitir a entrada de água.  

De maneira resumida, a origem do problema pode estar em lajes com impermeabilização mal feita, oriunda da chuva na parte externa, oriunda das vigas baldrames e fundações rasas e até de vazamento em tubulações.

 

Fazendo a impermeabilização adequada

 

Após identificar as áreas vulneráveis, é hora de fazer a impermeabilização adequada. Você precisa garantir os produtos corretos para cada tipo de ambiente que está necessitando da resolução desse problema. Aqui estão algumas opções para você considerar:

 

- Manta: essa opção forma uma camada espessa de material impermeável que é colocada sobre a superfície a ser impermeabilizada. Ela é ideal para telhados planos e lajes. Confira a Super Manta Líquida Branca da Quartzolit!  

- Resina: Oferece grande aderência em diferentes superfícies, protegendo telhas, tijolos, pedras naturais, concreto aparente e fibrocimento. Seu acabamento é brilhante, além de possuir alta resistência ao desgaste e grande aderência em diferentes superfícies. Ela também está presente na linha Sol & Chuva da Coral.  

- Impermeabilização com argamassa: essa opção é ideal para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas. O impermeabilizante Tecplus 1 da Quartzolit é um aditivo líquido para concreto e argamassa que, quando é adicionado à água de amassamento, proporciona a redução da permeabilidade para evitar a umidade e infiltração na argamassa.  

- Pintura impermeabilizante: uma opção mais simples e econômica, a pintura impermeabilizante pode ser aplicada em paredes internas e externas, bem como em tetos. Ela serve como uma camada extra para a impermeabilização feita anteriormente e também ajuda a proteger contra o mofo e o bolor. A linha de proteção Sol & Chuva da Coral é perfeita para isso!  

- Rejunte: Um bom rejuntamento dos pisos e revestimentos sela as juntas e não permite que a água infiltre por baixo dos pisos. Mas atenção: os tipos impermeáveis de rejunte são os do tipo acrílico e o epóxi.

 

Conclusão

 

A infiltração pode causar sérios danos à sua casa e à sua saúde, por isso é muito importante identificar as áreas vulneráveis ​​e evitar que esses problemas continuem. Ao escolher a opção de impermeabilização adequada para sua casa, é importante considerar o nível de complexidade do trabalho e se você tem as habilidades necessárias para realizá-la sozinho ou se precisará contratar um profissional.

 

Algumas opções, como a pintura impermeabilizante, podem ser realizadas por pessoas com habilidades básicas de pintura. No entanto, outras opções, como a impermeabilização com argamassa, exigem mais habilidade e conhecimento técnico para serem realizadas corretamente. Por fim, é importante escolher uma opção de impermeabilização que seja adequada para o tipo de estrutura e ambiente da sua casa, garantindo uma proteção duradoura. Conte com a Wermar para garantir os produtos necessários e acabar de vez com as infiltrações!

Impermeabilizantes e Isolamentos