Perigo dentro de casa: como evitar acidentes domésticos com cuidados simples

Categoria: Área de Lazer

A gente sempre tem a ideia de que a nossa casa é o lugar mais seguro que existe. E é assim mesmo que deveria ser. No entanto, os acidentes domésticos, especialmente com crianças e idosos, são mais comuns do que imaginamos.

A boa notícia é que, em grande parte dos casos, eles podem ser evitados com algumas medidas simples e alguns equipamentos de proteção individual que você pode ter aí, na sua casa. Confira algumas das ocorrências mais comuns e veja como evitá-las.

Queimaduras no fogão

Um dos grandes perigos da casa está na cozinha: o fogão. Os casos de queimaduras domésticas são muito comuns e a maioria envolve crianças pequenas, que, por curiosidade, mexem nas panelas e acabam por virá-las sobre si. Uma forma de evitar acidentes assim é sempre manter os cabos das panelas virados para dentro. Desse jeito, a criança não alcançará para puxá-las nem correrá o risco de passar por perto e bater no cabo da panela, derrubando-a.

Outros cuidados simples também podem evitar este tipo de acidente:

  • Abra as embalagens dos alimentos antes de esquentar no fogão ou no micro-ondas;
  • Líquidos como óleo e vinagre são muito inflamáveis. Evite mexer muito nas panelas enquanto estiver preparando alimentos com esses ingredientes;
  • Nunca abaixe a tampa de vidro do seu fogão enquanto estiver com uma das chamas acesas, inclusive o forno;
  • Utilize sempre luvas térmicas para manipular recipientes no forno;
  • Evite panelas com a base côncava ou convexa, porque elas correm o risco de tombar.

Inalação de gás

Os vazamentos de gás são sempre um grande risco dentro de residências. Além de altamente inflamável, ele é tóxico e pode levar à morte. Quando inalado, o gás de cozinha pode causar enjoos, dores de cabeça, tontura e, em maiores quantidades, perda de consciência e asfixia. Para evitar acidentes domésticos com inalação de gás, siga as dicas abaixo:

  • Mantenha a válvula do botijão ou da saída de gás (que fica na parede da cozinha) sempre fechada quando não estiver usando o fogão;
  • Faça uma vistoria na tubulação de gás com certa frequência para procurar pontos de oxidação;
  • Preste atenção na posição da mangueira de gás. Se for de PVC, evite que ela passe por trás do fogão, pois o calor excessivo pode causar seu rompimento;
  • Substitua a mangueira de borracha pelo tubo de cobre 3/8”, que oferece maior segurança;
  • De tempos em tempos, faça o teste para identificar possíveis vazamentos, colocando espuma de detergente na válvula do botijão. Caso apareçam bolhas, é sinal de que o gás está vazando.

Quedas

Qualquer pessoa pode sofrer uma queda, independentemente de sua idade. No entanto, a queda de uma pessoa idosa pode trazer consequências significativas devido à fragilidade dos ossos. E algumas medidas simples vão ajudar a prevenir essa situação:

  • Caso os tapetessejam indispensáveis, opte pelos antiderrapantes, principalmente nos banheiros. Eles grudam no chão e não oferecem risco de escorregar ao pisar;
  • Tem escadas em casa? Coloque corrimão em todas elas para dar apoio na hora de subir e descer.
  • Instale barras de segurança no banheiro, ao lado do vaso sanitário e nas paredes próximas ao chuveiro;
  • Em áreas molhadas, como cozinha e banheiro, dê preferência aos pisos acetinados. Verifique, também, o coeficiente de atrito, ou seja, a resistência ao escorregamento que a peça oferece. A sigla utilizada para esta identificação é a AD, indo do AD1 (mais escorregadio) até o AD4 (menos escorregadio)

Choques elétricos

Milhares de acidentes de origem elétrica, desde choques à incêndio por sobrecargas, ocorrem todos os anos no Brasil. Para evitá-los, siga as dicas abaixo:

  • Evite ligar muitas extensões e aparelhos em uma única tomada para não sobrecarregar a rede elétrica, o que pode causar desligamento do disjuntor e curtos-circuitos.
  • Desligue a chave de energia ou disjuntor para fazer pequenos reparos.
  • Se tiver crianças em casa, tome muito cuidado com as tomadas e use um tapa-tomadas para protegê-las. As crianças são curiosas e adoram colocar o dedinho ou algum objeto nelas.
  • Cuidado com os fios desencapados, eles aumentam e muito o risco de choques elétricos. Identifique-os e faça a substituição imediata deles.
  • Caso o seu chuveiro seja elétrico, jamais ajuste a temperatura da água com o chuveiro ligado, isso só é possível em modelos eletrônicos. Além da chance de levar um choque, a resistência pode ser danificada ou o chuveiro queimar.

E além de todos esses cuidados, tenha sempre em mãos alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ao realizar atividades domésticas, como luvas, botas de borracha, óculos de proteção etc. Eles são baratos e tê-los em casa pode evitar uma série de pequenos acidentes.

Dá só uma olhada em como utilizar seus EPIs nas atividades do dia a dia:

1. Durante a limpeza

EPIs como luvas e máscara de proteção facial evitam o contato direto com produtos químicos que podem provocar alergias e outros danos à saúde. Eles evitam, ainda, que materiais cortantes entrem em contato com as nossas peles e provoquem alguma lesão mais prejudicial. 

E se você for lavar áreas como quintal, garagem e até banheiros e cozinhas, use também botas de borracha para evitar escorregões e quedas.

2. Durante a pintura

Você é daquelas pessoas que curtem fazer uma pintura por conta própria? Novamente as luvas e máscaras faciais entram em cena reduzindo os efeitos tóxicos da tinta.

3. Durante a lavagem do carro

Na hora de lavar o carro, as luvas de proteção também são muito importantes, tanto para proteger dos agentes químicos dos produtos de limpeza, como para evitar possíveis choques, caso você esteja usando algum equipamento elétrico para ajudar na lavagem.E não deixe de usar as botas de borracha, elas são uma proteção extra e muito úteis para prevenir quedas.

4. Durante a jardinagem

Cuidar do jardim é uma atividade deliciosa, mas embora a gente não perceba, envolve alguns perigos. O uso de equipamentos de corte como tesouras de poda, além de galhos e folhagens cortantes, podem provocar arranhões nas mãos e nos pés. Além disso, você pode ser picado por algum animal durante a jardinagem. Por isso, nunca deixe de lado as luvas e botas de borracha. Junto com os utensílios de jardinagem, elas vão ser suas maiores parceiras.

Lembre-se também de usar óculos ou máscara de proteção facial se for cortar uma grama por exemplo. Esses EPIs vai proteger o rosto e os olhos já que muitos fragmentos são lançados e podem machucar bastante.

Viu só? Com algumas medidas simples de proteção e mantendo em casa os EPIs certos, você vai conseguir evitar pequenos acidentes e ter uma casa mais segura para você e sua família.

Segurança