Porcelanato: 7 respostas para as dúvidas mais comuns

Categoria: Dicas de construção

Esteja você construindo ou reformando, planejar cada detalhe da sua obra é muito importante para que o resultado final saia de acordo com o que imaginou. E a escolha dos revestimentos é uma etapa fundamental para o sucesso do seu projeto. Eles influenciam o conforto, segurança, limpeza e, é claro, a beleza dos ambientes.

Existem diversos tipos disponíveis, mas o porcelanato se tornou a peça-chave para muitos designers e arquitetos. Além de ser um revestimento com qualidade e estética inquestionáveis, ele pode ser usado em diferentes áreas, tanto interna quanto externa.

E para que você saiba escolher o porcelanato ideal, vamos esclarecer as 7 principais dúvidas que aparecem por aqui:

1 - Quais são os tipos e acabamentos do porcelanato?

Existem dois tipos de porcelanatos, o técnico e o esmaltado.

Porcelanato técnico são aquelas peças que não recebem nenhuma camada de esmalte na sua superfície externa. Assim, são conhecidos como "massa toda", onde apenas a "massa" é utilizada, do início ao fim do produto, inclusive em sua superfície. Podem ser utilizados em áreas internas ou até mesmo nas áreas externas, em seu acabamento mais natural (não pode ser utilizado polido em áreas externas devido às características técnicas).

E todo porcelanato que tem uma cor, acabamento ou padronagem diferente é esmaltado. Ou seja, o revestimento recebe uma impressão digital à base de esmalte responsável pelo seu aspecto final: preto, cinza, amadeirados, marmorizados, metalizados, entre tantas outras opções.

Os porcelanatos podem ter 3 tipos de acabamento:

  • Polido, com superfície mais brilhosa, devido ao polimento da peça. Todo porcelanato polido é mais liso e, por isso, este tipo de revestimento é mais indicado para áreas secas como salas, corredores, quartos e paredes.

Porcelanato para cozinha: como escolher a melhor opção? | Porcelanato  acetinado, Porcelanato, Piso para sala

Ele até pode ser usado em outros ambientes da casa, mas é importante lembrar que, em contato com a água, este porcelanato pode se tornar bastante escorregadio. Portanto, se você quiser usá-lo em cozinhas ou banheiros, opte por revestir as paredes com ele e dê preferência a outros tipos de acabamentos para o piso, como o acetinado, por exemplo.

E se for usá-lo em uma sala que tenha contato com áreas externas, como um hall de entrada ou áreas próximas da piscina ou jardim, use um capacho ou tapete para evitar escorregões.

  • Acetinado, que recebe um polimento parcial e acaba tendo um acabamento com brilho mais suave ou fosco. Ele pode, também, ter uma leve textura dependendo do modelo que você escolher e fica ótimo em todos os ambientes internos, inclusive os molhados, varandas e áreas externas cobertas.

Porcelanato Acetinado: O Que É, +60 Ideias Para Cozinha e Banheiro – OKKA

  • Antiderrapante, que não recebe polimento e tem uma superfície um pouco mais áspera, com mais textura, sendo uma ótima opção tanto para áreas externas como para áreas internas molhadas, como lavanderias e banheiros.

Muito versátil, o porcelanato pode ser usado em ambientes internos e externos, inclusive os molhados, desde que observadas as características da superfície (lisa ou áspera) e a resistência do esmalte.

2 - Como escolher o porcelanato certo para cada ambiente?

Para saber qual o melhor porcelanato para cada ambiente, deve-se considerar o tipo, acabamento, se ele será usado na parte interna ou externa da casa, em área úmida ou seca.

Com as dicas que a gente deu ali na primeira pergunta e verificando o local de uso e o coeficiente de atrito na embalagem, você vai conseguir escolher com mais facilidade o porcelanato que se adequa a cada ambiente da casa.

Outros fatores são os estéticos e sensoriais. O porcelanato que reproduz a madeira traz a sensação de aconchego, o mármore, a amplidão e elegância, o efeito cimento queimado tem uma pegada mais moderna e as pedras um estilo mais natural e rústico.

O porcelanato certo para o seu ambiente vai depender, portanto, da combinação de algumas características mais técnicas com o seu gosto pessoal e a personalidade que você quer dar a sua decoração.

3 - Posso usar porcelanato em ambientes de áreas molhadas, como cozinhas e banheiros? Como sei qual é o ideal?

Mais do que pode, deve! Uma grande vantagem do porcelanato é que ele não absorve quase nada de líquidos. E se tratando de cozinhas e banheiros, locais onde o derramamento de água é frequente, esta característica é um grande benefício.

Além disso, diferente de outros tipos de piso que precisam ser tratados e/ou impermeabilizados para serem colocados principalmente na cozinha, o porcelanato já vem prontinho!

 

Porcelanato acetinado: vantagens e desvantagens e 35 fotos de projetos!

E para saber qual o tipo de porcelanato você pode utilizar nesses ambientes, é importante, primeiramente, definir em qual superfície ele será aplicado, piso ou parede, e verificar a indicação do local de uso, que está sempre disponível na descrição do produto no site ou na sua embalagem.

Importante! Para garantir maior segurança e evitar acidentes, verifique também o coeficiente de atrito, ou seja, a resistência ao escorregamento que a peça oferece. A sigla utilizada para esta identificação é a AD, indo do AD1 (mais escorregadio) até o AD4 (menos escorregadio) Para banheiros e cozinhas, escolha um porcelanato mais acetinado, com classificação de uso de preferência LC – Médio Trafego.

4 - Posso usar porcelanato em áreas externas, expostas ao sol e chuva?

Sem dúvida! Você pode usar o porcelanato para revestir a calçada da sua casa, a área da piscina, piso da área gourmet, varandas etc. E para escolher a opção mais adequada para estes locais, a resistência e o caráter antiderrapantedo piso que será instalado são pontos importantes. Geralmente, o porcelanato indicado para áreas externas vem com a sigla EXT, de resistência AD4.

                                            porcelanato para área externa

A textura mais áspera deste revestimento vai garantir maior segurança para transitar, o que não significa que você precisa deixar o design de lado. Ele pode ser rústico, clean, moderno... A escolha do modelo ideal vai depender do seu estilo e da proposta da sua decoração.

5 - Porcelanato polido (com brilho) arranha ou marca muito?

Qualquer tipo de revestimento, seja ele aplicado nas paredes ou no chão, está sujeito a arranhões e manchas quando não são seguidos os locais de uso indicados ou a limpeza não é feita da forma correta.

E quando o porcelanato polido é de uma boa marca, ele costuma receber um super gloss, que aumenta a sua resistência e sela o produto contra manchas provocadas por agentes químicos e/ou externos. Agora, com relação a marcas de gotas ou vapor de água, elas realmente ficam mais aparentes neste acabamento, em função de sua superfície mais lisa e brilhosa. 

6 - Além de pisos e paredes, onde posso usar o porcelanato?

Quando a gente fala que o porcelanato é um dos revestimentos mais versáteis que existem na decoração, não é exagero.

Muito comum em pisos e paredes, ele também pode ser usado em bancadas, substituindo o granito, por exemplo, cubas, outros tipos de móveis, como na criação de mesas, para revestir a parte externa da churrasqueira e até para piscinas. E não estamos falando somente da área ao redor da piscina não... Queremos dizer dentro mesmo, ou seja, revestindo a sua piscina.

 

Porcelanato para piscina: dicas e ideias para inovar nos projetos de piscina  - Porcelanatos, revestimentos cerâmicos e vinílicos - Biancogres

Outra forte tendência é a pia esculpida em porcelanato, usada em banheiros, cozinhas, lavabos, áreas de serviços e áreas externas de lazer. Como pode ser totalmente personalizada, ela se encaixa tanto em espaços maiores como menores, já que pode ser projetada para atender o ambiente da melhor maneira possível, economizando área sem perder funcionalidade.

Pin em Pia de Porcelanato

7 - Onde devo usar os porcelanatos decorados (3D. geométricos e outros desenhos)?

Os porcelanatos decorados, sejam eles 3D, geométricosou com outros desenhos, são super charmosos e podem ser usados para dar um destaque especial área: parede da cozinha, banheiro, área gourmet, lavabo, sauna... E por que não em um painel de TV?

370 ideias de Revestimento 3D | revestimento 3d parede sala, revestimento 3d,  revestimento

Use a sua imaginação e explore, ao máximo, todas as vantagens e possibilidades que esse porcelanato oferece!

E já vai separando seus modelos preferidos de porcelanato no nosso site. Tem muita coisa boa por lá!

 

Pisos e Revestimentos