Sofisticação e praticidade: conheça as vantagens e os diferentes usos dos porcelanatos de grandes formatos

Categoria: Dicas de construção

Está construindo ou procurando uma forma de renovar o seu espaço e torná-lo mais elegante e sofisticado? Então, você precisa conhecer os porcelanatos de grandes formatos. Esses revestimentos que chegam a medir até 160 x 320 cm, por exemplo, estão cada vez mais populares no mundo da decoração e prometem transformar qualquer ambiente.

Revestimentos em grandes formatos conquistam espaço em bancadas

 

E isso não acontece por acaso. Eles oferecem uma série de vantagens que vão desde o design até a facilidade de manutenção. Continue com a gente e vamos, juntos, descobrir por que eles são tão procurados e por que você também deve investir nesta tendência:

 

Estética e sofisticação

Os porcelanatos de grandes formatos oferecem um aspecto moderno e elegante para qualquer ambiente. A ausência de muitas juntas na superfície do piso ou da parede transmite uma aparência mais uniforme e requintada ao espaço, além de permitir a criação de designs mais criativos.

 

Sensação de amplitude

Por terem dimensões maiores, eles ajudam a criar uma sensação de amplitude nos ambientes. Com menos emendas visíveis no piso ou na parede, o espaço parece maior e mais fluido.

 

Fácil manutenção

As peças de grandes formatos são fáceis de limpar e manter. Como possuem menos juntas, há menos acúmulo de sujeira e é possível limpá-las com menos frequência.  

Os banheiros e as cozinhas, por exemplo, são locais onde as impurezas ficam mais impregnadas. A sujeira nestes espaços é de difícil remoção e pode se tornar um pesadelo na manutenção. Entretanto, o porcelanato é muito mais fácil de limpar, permitindo uso de detergentes, saponáceos e até mesmo a lavagem frequente. Basta um pano úmido, passado rapidamente, para renovar a aparência das peças, sem demandar produtos de limpeza pesada.

 

Durabilidade

Os porcelanatos são fabricados com uma tecnologia avançada que garante sua alta resistência e durabilidade. Eles são resistentes a manchas, impactos e abrasão, o que os torna uma excelente opção para locais com alto tráfego, como espaços comerciais, bem como em áreas residenciais com muita movimentação.

 

Versatilidade

Como falamos acima, eles podem ser utilizados em diversos tipos de ambientes, desde residenciais a comerciais, aplicados em pisos e paredes, bem como em áreas internas e externas, dependendo da sua resistência e características técnicas.

Além disso, estão disponíveis em uma ampla variedade de texturas, cores e acabamentos. Você encontra opções que reproduzem, por exemplo, madeira, pedra, concreto, metal e outros materiais, permitindo que os projetos sejam personalizados de acordo com as preferências e necessidades de cada cliente.

 

Valorização do imóvel

Ter ambientes com lastras e porcelanatos de grandes formatos no seu imóvel também contribui para a valorização dele. Como são vistos como uma opção mais sofisticada e moderna, eles podem atrair compradores ou inquilinos que estejam dispostos a pagar mais por um imóvel com essa característica. Além disso, a sua durabilidade e fácil manutenção também ajudam a manter o imóvel em boas condições por mais tempo.

 

Como usar as lastras e os porcelanatos de grandes formatos

Pisos e paredes

A aplicação dos grandes formatos em pisos e paredes é a mais comum, graças ao benefício de proporcionar uma sensação de amplitude maior e um visual mais uniforme. Ele pode ser utilizado em diversos ambientes, como salas, quartos, cozinhas, banheiros e áreas externas.

Com lançamentos cada vez mais interessantes, esta também é uma oportunidade de transformar o seu piso e parede em verdadeiras obras de arte, como este banheiro que utiliza o  Porcelanato Saint Laurent Damme. Seus veios em tons terrosos e claros, dão ainda mais vida ao preto da peça.

 

Painéis de TV e Divisórias

SuperFormatos: 10 usos diferentes para os grandes porcelanatos 

Além das paredes completas, os  grandes formatos podem ser utilizados para criar divisórias, principalmente em grandes livings ou ambientes corporativos, e painéis de TV.

E para quem procura um visual mais elegante, uma sugestão são os modelos marmorizados, que simulam super bem a pedra natural, com seus veios marcados. É o caso do Porcelanato Calacata Altíssimo Lux Biancogres, que valoriza qualquer ambiente.

 

Bancadas e ilhas de cozinha

SuperFormatos: 10 usos diferentes para os grandes porcelanatos

Além de ser pouco poroso e, portanto, mais resistente a manchas de alimentos e respingos de água, o porcelanato também é resistente a altas temperaturas. Por conta disso, outra aplicação bastante comum nos últimos anos tem sido bancadas e ilhas de cozinha.

Dependendo do tamanho da sua bancada, pode ser necessário fazer uma ou mais emendas e se você quer deixá-la o mais uniforme possível aposte nos formatos ainda maiores como o Porcelanato Calacata Altíssimo Lux Esmaltado/Polido, de 120x120 cm da Biancogres.

 

Bancadas de banheiro

Tendência: Bancada de Porcelanato

 

Assim como na cozinha, os grandes formatos também podem ser utilizados no banheiro para criar bancadas. Uma dica para disfarçar as emendas, caso sejam necessárias, é utilizar um tom de massa plástica o mais próximo possível da cor do produto.

E se você quer um banheiro realmente diferenciado, aposte nas opções cinza chumbo ou preto, como o Porcelanato Chloe Lux Polido Biancogres, que também é uma ótima escolha para revestir a sauna e interior de piscinas.

 

Fachadas

Porcelanato Gran Corten Retificado 62x120cm - 60522 - Embramaco - padovani

Como estes revestimentos também são resistentes a intempéries, podem ser usados em fachadas de casas, edifícios e imóveis comerciais, proporcionando um acabamento elegante e durável. E com uma ampla variedade de cores e texturas, atendem a diferentes estilos, desde os mais tradicionais até os mais arrojados como o da foto acima, que aproveita o efeito do aço cortén do Porcelanato  Gran Cortén Duramax para trazer um ar ainda mais moderno ao projeto. 

 

Peças de mobiliário

porcelanato em móveis

Talvez você ainda não saiba, mas sim, os grandes formatos são uma excelente escolha também para personalizar produtos e criar lindas peças de mobiliário. O resultado é um visual clean e com alta durabilidade.

Dá uma olhada no tampo da mesa da foto acima. O Porcelanato Chicago Grigio Biancogres arrematou o móvel dando a ele uma personalidade única.

Os porcelanatos têm as mais diversas texturas e acabamentos, com design de madeiras, pedras, concreto, ferro e muitos outros. Combine o revestimento com bases leves e terá lindos móveis. E sabe a preocupação de utilizar protetores de pratos ou panelas quentes? Para mesas em porcelanato, esse cuidado não é necessário!

 

As lastras e porcelanatos de grandes formatos são ou não incríveis? E agora que você já sabe o que são, conhece as vantagens e viu toda a versatilidade destes revestimentos, está na hora escolher os seus.

Pisos e Revestimentos