Sustentabilidade: 7 dicas para fazer a sua parte começando pela obra

Categoria: Dicas de construção

A busca por alternativas sustentáveis está cada vez mais presente na nossa realidade. E na construção não é diferente.

Uma construção sustentável busca formas de harmonização com o meio ambiente, amenizando os impactos à natureza, aplicando materiais recicláveis, reduzindo o máximo possível os resíduos e utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia.

E se você pensa em construir seguindo este pensamento mais responsável, siga as dicas:

 

  • Crie um canteiro de obras sustentável

Se você quer ter uma obra mais sustentável, que tal já começar pelo canteiro de obras? Para isso, escolha  materiais que possam ser reciclados e facilmente montados e desmontados, como, por exemplo, os andaimes de metais.

Vai usar tapume? Uma ótima opção é o Eterplac, o tapume da Eternit desenvolvido com tecnologia CRFS - Cimento Reforçado com Fio Sintético, que garante muito mais resistência ao produto e permite que ele seja reutilizado. Ele é ideal para fechamento de canteiros de obras, construções provisórias e abrigos temporários, além de ser resistente a impactos e intempéries.

Outra dica é usar lavadoras de pressão para fazer a limpeza da obra. Além de serem mais eficientes que as mangueiras comuns, esse equipamento economiza bastante água.

 

As vantagens na opção por lavadoras de alta pressão - TEM Sustentável

 

  • Realize descarte e gestão de resíduos de forma consciente

A obras costumam produzir uma grande quantidade de resíduos, por isso reciclar o máximo que puder e dar uma destinação correta a eles é importante para reduzir impactos ambientais. Os resíduos podem ser separados em 4 categorias:

DESCARTE DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A separação correta de resíduos contribui para uma coleta mais eficaz e uma reciclagem mais eficiente. As sobras ou resíduos que não se encaixam em nenhuma das categorias citadas acima, devem ser direcionados para coleta de lixo tradicional.

E por fim, faça a coletiva seletiva dos resíduos da construção e separe o que pode ser reciclado, do que não pode ser reutilizado, e dê o destino correto a esses lixos provenientes da obra.

 

  • Capte e reutilize a água da chuva desde o começo da obra

Um item importante quando se trata de sustentabilidade é a economia de água. E esse é um cuidado que deve começar desde o canteiro de obras, através de um sistema de captação da água da chuva.

Você pode instalar um sistema de calhas que recolha a água em todos os pavimentos e armazená-la em uma caixa d´água ou, ainda, ter pequenos coletores ligados à calha do telhado. Assim, poderá usá-la na limpeza do canteiro, nas descargas e no processo de cura do concreto.

Aposte nesta alternativa também quando a obra estiver concluída, reutilizando a água para descargas, limpeza das calçadas, irrigação de plantas e jardins e lavagens de carros. Um sistema como esse pode economizar em até 50% o gasto de água.

Uma opção é construir uma caixa d'água de reuso enterrada no jardim, de forma a facilitar a rega e a limpeza dos pisos externos. Outra proposta é um sistema de calhas que direcione a água pluvial coletada pelo telhado para um reservatório de armazenamento ligado às torneiras que não necessitem de água potável.

 

  • Escolha chuveiros, válvulas de descarga e torneira que economizem água

As casas sustentáveis apostam em equipamentos que reduzem o desperdício da água em todos os detalhes. Na hora de fazer as compras para sua construção, opte por chuveiros econômicos com uma vazão mais baixa, mas com uma pressão contínua. Já existem excelentes modelos no mercado, como o Chuveiro Advanced Flex da Lorenzetti, que além de economizar água também consome menos energia.

Ducha Advanced Flex 127V 5000W, Lorenzetti, 7510507, Branco, Pequeno |  Amazon.com.br

Outra dica é escolher também sanitários com caixa acoplada, que limitam a vazão de água. Uma ótima opção, por exemplo, é o conjunto Ecoflush.  Ele tem um sistema de acionamento duplo que limita a quantidade de água usada na descarga, conforme a necessidade, sem gerar nenhum desperdício. e dois níveis de água na descarga.

 

 

São sempre 3 ou 6 litros, devidamente indicados em dois botões diferentes, o menor para 3 litros (para líquidos) e o maior para 6 litros (para dejetos). Em comparação aos modelos antigos ou com válvula de descarga, que consumem 18 litros de água por descarga ou até mais, esta bacia com caixa acoplada da Incepa oferece uma economia de aproximadamente 60% de água!

E em relação às torneiras, escolha aquelas onde a saída de água é regulável ou use arejadores para evitar o desperdício. Assim você vai ajudar o planeta e acabar pagando menos na conta no fim do mês.

Para finalizar, a última dica está relacionada com a economia de água: a utilização de arejadores, que são acoplados em torneiras ou chuveiros, ou então sensores de presença ou movimento em torneiras. Os dois são perfeitos para quem quer evitar o desperdício, ajudando o planeta e ainda pagando menos na conta no fim do mês.

 

  • Instale lâmpadas de led, janelas e painéis solares

Reduzir o consumo de energia elétrica deve ser um dos grandes objetivos de qualquer construção sustentável. Para alcançar esse objetivo, uma boa estratégia é apostar na utilização de lâmpadas e painéis de LED em seus ambientes.

Em comparação com as tradicionais lâmpadas incandescentes, elas podem durar até 25 vezes mais, além de consumirem menos eletricidade. Isso acontece porque as opções de LED são capazes de converter 60% da energia em luz, contra apenas 10% das incandescentes.

E por falar em energia elétrica, também é preciso se preocupar com a sua geração. Por isso, o melhor é optar pela instalação de painéis voltaicos, que convertem a energia solar em elétrica e aumentam a sustentabilidade e a autonomia energética do da construção.

Com algumas adaptações, até mesmo a luz natural pode ser bem aproveitada em projetos sustentáveis, reduzindo a utilização de luz artificial no dia a dia. As soluções mais empregadas para um maior aproveitamento da luz natural em uma construção é a utilização de teto de vidro em alguns ambientes e também de janelas grandes, posicionadas em locais em que o sol bate por mais tempo.

Como projetar uma casa aproveitando a luz e a ventilação natural

 

  • Aumente o isolamento térmico

Ninguém gosta quando uma casa fica muito fria no inverno e esquenta demais no verão, não é mesmo? Além de ser um fator de desconforto, isso faz com que aumente o uso de equipamentos como ventiladores, aquecedores e ar-condicionado.

Por isso, é considerada uma prática de sustentabilidade na construção a busca de alternativas ecológicas que amenizem esse problema. O objetivo é criar uma barreira que diminua a troca de energia do ambiente ao empregar materiais sustentáveis e com baixa condutibilidade térmica.

Nesse sentido, existem opções de telhas especiais e de mantas térmicas que ajudam a reduzir as trocas de temperatura pelo telhado da casa. As paredes também podem contribuir para melhorar a sensação dos ocupantes quando são pintadas com tintas térmicas ou revestidas com materiais que trocam pouco calor, como a cerâmica ou porcelanato.

Outra alternativa são os componentes de isopor, material que é excelente isolante térmico e acústico. Leve e de fácil manuseio, pode ser incorporado a outros materiais, como madeira, plástico e concreto. Graças à sua resistência, pode ser utilizado em diferentes fases de uma obra, desde aplicações estruturais até no momento da decoração.

 

  • Busque produtos que não agridam o meio-ambiente

É natural que uma construção demande uma grande quantidade de materiais de origem mineral e também vegetal. No entanto, a tendência entre os projetos sustentáveis atualmente é buscar a substituição desses materiais por alternativas mais ecológicas, que vão desde ecogranito, tijolos e tintas ecológicas até alguns mais conhecidos, como o vidro e o alumínio.

O dois são considerados sustentáveis por serem 100% recicláveis, o que possibilita sua reutilização em outros processos, podendo ser reciclados infinitas vezes, sem perder a qualidade. Portanto, aposte nesses materiais!

O vidro é um coringa: fica bem na varanda, no banheiro, na cozinha, nos armários e até nos acabamentos. O alumínio também é muito versátil, tendo uma aplicação que vai desde janelas a estruturas internas de paredes divisórias, passando por mobiliário e acabamentos.

10 ambientes de decoração com blocos de vidros para inspirar ...

Agora que você já sabe que ter uma obra mais sustentável não é tão difícil como parece, compartilhe este post e esta ideia. Cada ação tem um impacto no meio ambiente e reduzir gradualmente esses efeitos no projeto da sua obra ou durante a construção pode ser o primeiro passo.

 

Materiais de Construção