Torneiras para banheiro: aprenda como escolher o modelo ideal

Categoria: Torneiras

Se você está reformando ou construindo o banheiro da sua casa, já deve ter percebido que escolher a torneira ideal pode ser uma tarefa mais difícil do que imaginava.

Disponível em uma grande variedade de tipos, formas, acabamentos e preços, elas apresentam um mundo de possibilidades.

E para que você não erre nessa hora, separamos aqui os principais fatores que você deve observar antes de decidir qual modelo levar. Confira!

1. Temperatura da água

Se o seu banheiro tem apenas água fria, uma torneira convencional, como um dos modelos abaixo, poderá atender bem às suas necessidades. Ela possui um só registro que realiza o controle da saída de água.

E mesmo utilizando uma torneira convencional, você ainda pode ter água quente na sua pia. Para isso, é só utilizar um aquecedor de passagem. Muito fácil de instalar, ele não precisa de ponto de hidráulica ou qualquer tipo de obra, somente de um ponto elétrico. Uma ótima opção é o Maxi Aquecedor da Lorenzetti. Compacto e versátil, ele oferece aquecimento instantâneo sem desperdício de água e energia.

Agora, se o seu banheiro tiver água quente encanada na pia, você deve escolher um misturador, que pode ser encontrado com duplo comando ou apenas com um (monocomando).

O misturador com duplo comando apresenta um para água quente e outro para água fria. Isso permite que você opte por usar um ou o outro separadamente e, ainda, misturar as duas temperaturas, regulando-as com as alavancas.

Já no misturador monocomando, você controla a temperatura e a vazão da água usando apenas um comando. É só movimentá-lo para que a água saia mais fria ou mais quente.

2. Localização do ponto de água

Saber onde o ponto de água da bancada está instalado também é importante para determinar o tipo de torneira que melhor vai se encaixar na estrutura do seu banheiro. Então, antes de se encantar por um modelo que não será adequado para você, confira as dicas a seguir.

Se o ponto estiver acima da bancada ou da cuba, escolha uma torneira de parede.

E se a instalação estiver abaixo da bancada, a torneira de mesa é a mais indicada.

3. Tipo de cuba instalada

Não adianta colocar uma torneira linda no seu banheiro, se o espaço entre ela e a cuba mal dá para você lavar as mãos... Portanto, não deixe de considerar a proporção entre a altura da cuba instalada e a altura da torneira (bica).

As cubas que são projetadas para dentro da bancada, como as de embutir ou sobrepor pedem torneiras de bica baixa. Cubas de apoio que tenham espaço para a torneira ser encaixada nela própria, também podem optar por este modelo.

Para as cubas de apoio, que são aquelas que ficam totalmente visíveis sobre a bancada, onde também é feita a instalação da torneira, os modelos de bica alta são mais indicados. Aproveite e fuja um pouco do convencional: já pensou em colocar a sua torneira numa posição diferente, como de lado, por exemplo?

Agora que você já sabe como escolher a torneira certa para o seu banheiro, é hora de combina-la com acessórios que vão harmonizar com a sua decoração e valorizar ainda mais este ambiente. Na Wermar, você encontra estes itens vendidos separadamente ou em kits completos como este da Fani.

Então, corre pro nosso site. Tem torneiras e acessórios de todos os tipos, gostos e para todos os bolsos. E se você quiser ver alguns ambientes para se inspirar, não deixe de conferir também o nosso Pinterest.

Banheiros