Aprenda a pintar azulejos e deixe sua cozinha e seu banheiro novinhos

Categoria: Tintas

Quer dar uma cara nova para a  sua cozinha ou banheiro gastando pouco e sem nenhuma reforma pesada ou quebra-quebra? Invista na pintura dos azulejos! Em poucas horas, usando a sua criatividade e a tinta certa, você mesmo pode  renovar completamente o ambiente e deixá-lo com a sua personalidade

Qual a melhor tinta para pintar azulejos?

Como estamos falando de uma superfície localizada em ambientes úmidos e que exigem limpeza frequente, o importante é escolher a opção que tenha uma durabilidade maior, seja resistente à mofo e fácil de limpar. E a tinta epóxi, como a Coral Wandepoxy Base Água  e Base Solvente, reúne todas essas características, sendo a melhor escolha para pintar os azulejos do seu banheiro ou cozinha. E ainda conta com mais de 1000 cores do leque coral para personalizar o seu ambiente. O produto é fácil de aplicar, seca rápido e tem proteção antimofo. Além disso, ele forma uma película de alta durabilidade, o que facilita a limpeza, repele a água e evita a calcinação (manchas que aparecem nas superfícies pintadas, provocando descascamento ou destruição da tinta), protegendo e embelezando os azulejos.

Bora lá colocar a mão na massa então? Acompanhe o passo a passo e veja como é fácil pintar os seus azulejos!

Passo 1: Separe os materiais necessários

Antes de começar a pintar os azulejos da sua cozinha ou banheiro, separe todos os materiais que você vai precisar:

- Detergente de cozinha

- Lixa nº 360 ou 400

- Água sanitária (se houver mofo)

- Pano limpo

- Tinta Epóxi Base Água ou Base Solvente

Rolo de lã de carneiro

Bandeja para pintura com rampa

Pincel

Fita crepe

- EPI´s (óculos de segurança para proteção dos olhos, máscara para proteção do sistema respiratório e luvas para proteção das mãos)

Passo 2: Limpe muito bem a superfície

Por ser feita de cerâmica, a superfície dos azulejos costuma ser lisa, o que naturalmente já diminui a absorção de sujeiras nas peças. Mas dependendo do ambiente e da conservação do local, os azulejos podem, sim, apresentar manchas, oleosidade e, até mesmo, mofo. E para que o resultado final da sua pintura fique como você imaginou e também para melhor fixação da tinta, é muito importante você deixar a superfície o mais limpa possível. Você pode lavar toda a cerâmica com uma boa esponja, um pouco de água, detergente neutro e um desengordurante. E no caso de mofo, use também água sanitária para removê-lo. Nos rejuntes, é possível utilizar uma escova de dentes para facilitar a limpeza.

.  

Logo em seguida e depois de secar a superfície, passe uma lixa 360 ou 400 para eliminar o brilho e remova todo o pó gerado pelo lixamento. Lave novamente e seque com pano seco e limpo. 

Passo 3: Proteja as áreas que não serão pintadas

Isole com fita crepe as partes onde você não quer que suje de tinta, como, por exemplo, espelhos de luz, moldura de janelas etc. Lembre-se de forrar o chão com folhas de jornal velho ou lonas e cobrir os móveis ou eletrodomésticos também com lonas, lençóis ou toalhas velhas.

Passo 4: É hora de aplicar a tinta epóxi

Coloque os EPIs necessários: óculos de proteção, máscara e luvas e com a ajuda de um rolo de lã de carneiro, passe uma primeira demão. Utilize um pincel para pintar os rejuntes.

Azulejos pintados: renove a sua decoração sem quebra-quebra | C&C Casa e  Construção

Dê quantas demãos forem necessárias, sempre respeitando o tempo de secagem indicado na embalagem entre uma demão e outra. E... prontinho! Depois de 12 horas da última demão, os seus azulejos vão estar completamente renovados. Dicas extras:

- Para saber a quantidade de tinta epóxi que você precisará comprar considere que um galão de 3,6l da tinta epóxi Coral Wandepoxi rende até 60m². Ou seja, se você precisa pintar uma superfície de até 30m², considerando 2 demãos, este galão será suficiente.

- Antes de iniciar a pintura, verifique se não há azulejos soltos, estufados ou rachados e veja, também, se não há algum tipo de vazamento. Qualquer um desses fatores pode comprometer o resultado final da sua pintura ou fazer com que a tinta descasque.

- Dê atenção especial aos rejuntes, preenchendo suas falhas caso seja necessário.

- E se você preferir “esconder” o rejunte, deixando uma aparência mais uniforme à superfície, passe uma massa epóxi nele antes de começar a pintura. Mas lembre-se de nivelá-la com uma lixa d´água.

E para finalizar, que tal algumas ideias de azulejos pintados para você se inspirar?!Mora de aluguel e não pode ou não quer fazer grandes mudanças? Renove o banheiro ou cozinha antigos com cores mais vibrantes.

O banheiro antigo foi renovado com a tinta para azulejo. Uma ótima sugestão para quem mora de aluguel e não pode fazer grandes intervenções

Os azulejos pintados de amarelo trazem alegria à cozinha e pequenos detalhes em madeira natural e outras cores ajudam a compor um ambiente criativo.

Tinta para Azulejo: +53 Ideias Lindas, Cores e Como Pintar!

Tá em dúvida sobre qual cor de tinta escolher para pintar o azulejo? Aposte no branco! Ele combina com todos os estilos e ainda amplia os ambientes.

Na dúvida sobre qual cor de tinta escolher para pintar o azulejo? Aposte no branco!

Gosta de ousar um pouco mais? Pinte apenas algumas peças do azulejo e faça um mosaico divertido.

Você também pode optar por pintar apenas algumas peças de azulejo

Delimite ou destaque algumas áreas da sua cozinha e banheiro pintando somente partes específicas dos azulejos.

cozinha com azulejo pintado de verde

Agora que você já sabe qual tinta usar e como pintar os seus azulejos, é só ir lá no site da Wermar e já separar todo o material para começar a transformação da sua cozinha ou banheiro.

 

Tintas e Acessórios