Como assentar grandes formatos: dicas essenciais para fazer o assentamento de lastras corretamente

Categoria: Dicas de construção

Faça o assentamento de grandes formatos na sua cobra corretamente com essas dicas essenciais!

As lastras de grandes formatos se tornaram as queridinhas quando se trata de obras cheias de beleza, sofisticação e que criam a sensação de ambientes maiores e infinitos. Já falamos sobre os porcelanatos de grandes formatos aqui. Agora, se chegou a hora do acabamento da sua obra, você vai precisar fazer o assentamento do piso. Os grandes formatos precisam de cuidados especiais por se tratarem de um material ultrafino e amplo. Mas não se preocupe, o resultado vale a pena!As nossas lastras possuem até 0,90 x 1,80 cm. Por isso, é importante saber todos os detalhes para realizar o assentamento correto. Vamos lá?

 

1- Escolha e preparo

Procure as lastras mais adequadas para o seu projeto, levando em conta o formato ideal, o ambiente e a decoração. Verifique como o piso será disposto no ambiente, por onde vai começar o assentamento e se a superfície possui irregularidades ou ressaltos. Se necessário, realize o nivelamento para deixar a superfície lisa, limpa, seca e livre de qualquer imperfeição. Escolha os melhores produtos para isso na Wermar!

 

2- Armazenamento e transporte

Lembre-se que as lastras são materiais sensíveis, por isso devem ser transportadas e armazenadas com muito cuidado, sempre na horizontal. Esse manuseio não é simples e necessita de profissionais treinados, seguindo as orientações do fabricante para transporte e armazenamento. As peças devem ser armazenadas dentro de caixas na horizontal, em um local protegido da umidade e, de preferência, próximo da área em que será utilizado. A argamassa colante e o rejunte para realização do assentamento também devem ser guardados em estrados de madeira com uma distância do piso para não absorver a umidade do local.

 

3- Aplicação e argamassa

As lastras de grandes formatos necessitam de aplicação de dupla colagem no assentamento por determinação das normas NBR 13.753 e 13.754. Essa técnica consiste em aplicar a argamassa colante na base, por exemplo o piso ou parede, e no verso da cerâmica. Isso tudo para garantir a melhor aderência durante o processo. Recomendamos o uso da Argamassa Super Formatos da Quartzolit, que já é dosada para garantir boa ancoragem das peças de grandes formatos. Possui secagem super rápida para o assentamento em uso interno, externo e fachadas tipo ACIII-E, conforme NBR 14.081.

 

4- Assentamento das lastras

Para garantir menos esforço na aplicação, utilize as ventosas da Cortag que facilitam a pega dos grandes formatos com segurança. Tudo isso vai melhorar a performance no momento do assentamento! O ideal é aplicar as peças cuidadosamente sobre a argamassa, fazendo batimentos com o martelo de borracha para um assentamento mais completo. Com um nivelador, faça o alinhamento e nivelamento, ajustando para que ela fique corretamente posicionada e acompanhe o alinhamento das demais peças. Nossa dica de mestre é arrastar o piso levemente para preencher todos os espaços e não ficar oco!

 

Dicas extras para te ajudar ainda mais:

- Como dissemos, as lastras são frágeis e danificam facilmente, por isso é de suma importância possuir equipamentos profissionais para fazer o corte.

- Todas as possíveis reformas e adaptações da sua obra precisam estar prontas antes de assentar as lastras. Além disso, remova todos os tipos de interferência como tomadas, louças, móveis, rodapés, torneiras e molduras.

- Faça a conferência se o piso de base está no caimento desejado para o projeto.

- Verifique e repare possíveis acúmulos indesejados de água e umidade antes de realizar o assentamento.

- Cuidado ao assentar lastras em cima de peças ocas, pois elas vão se soltar com o tempo.

 

Agora que você já sabe quais são os processos e dicas para ajudar no assentamento de grandes formatos, chegou a hora de conferir os materiais necessários para essa obra incrível no site da Wermar!

Pisos e Revestimentos