Decoração Monocromática: crie ambientes incríveis usando apenas uma cor

Categoria: Tintas

Uma das grandes tendências do momento são os ambientes monocromáticos. Mas você sabe exatamente o que isto significa?

Mono quer dizer um ou único e cromático, cor. Como o próprio nome já sugere, a ideia deste estilo é usar uma única cor como destaque e suas variações de tonalidade para decorar todo o espaço.

O melhor deste conceito é que ele pode ser usado em diferentes ambientes – salas, quartos, cozinhas, banheiros etc. – e pode ser feito em qualquer cor, da mais intensa à mais suave.

Mas lembre-se que as cores transmitem sensações e dependendo do uso que o ambiente terá, uma será mais adequada do que a outra para determinado local.

Para áreas de descanso, como quartos, por exemplo, o ideal é optar por cores e tons mais claros, que dão um ar de tranquilidade e relaxamento. Já para as mais movimentadas, como salas e cozinhas, as cores mais alegres e vibrantes se encaixam melhor.

Dá uma olhada nas dicas e exemplos que separamos pra você. Veja e escolha sua cor favorita!

AZUL

O Azul transmite paz e tranquilidade, além de ser leve e muito versátil. Seja no tom suave ou mais intenso, ele já é considerado uma cor neutra por muitos designers de interiores. Muito usado em quartos, ele tem se tornado cada dia mais presente em salas, banheiros e cozinhas.

O azul royal traz um clima mais vibrante e alegre a esta sala. O piso, um porcelanato acetinado bem claro, suaviza a força da cor, deixando o ambiente mais leve e harmonioso. 

O azul não precisa ficar restrito à pintura da parede. Já pensou em pintar os seus armários com um tom de azul mais acinzentado? Ela certamente ficará muito mais moderna! Depois é só combinar com itens decorativos em degadrés da cor para obter o efeito monocromático. E para acertar na pintura, use a tinta epóxi, como as da linha Coral Wandepoxy, ou de esmalte sintético, da linha Esmalte Coralit.

ROSA

Em tons claros ou escuros, o rosa se relaciona com  ternura, afeto, romance e aconchego. Com suas combinações variadas, a cor ultrassou o limite do quarto de menina e se tornou protagonista de vários ambientes, como salas, quartos de casal e banheiros.

Puxada para um tom mais seco, esta decoração mostra que é possível ter um quarto de adulto rosa com muito estilo. Combine diferentes tonalidades da cor com móveis e piso tipo madeira. Invista, também, em objetos decorativos e pendentes modernos. Eles darão uma personalidade única ao ambiente! 

Em tons mais abertos, o rosa transmite um ar criativo e irreverente ao banheiro. Investir em cubas e metais com design mais moderno vai fazer total diferença no resultado final do seu projeto.

Para as paredes, você pode usar pastilha ou revestimentos em rosa ou, ainda, pintar os azulejos.  Neste caso, use uma tinta epóxi à base de água da linha Wandepoxy da Coral.

AMARELO

O amarelo é uma cor quente que traz alegria e vivacidade ao ambiente. Está relacionado à sensação de ânimo e otimismo, incentivando a comunicação e estimulando o apetite. Ele é ideal para espaços onde se reúnam família e amigos, como salas, áreas de lazer e cozinhas. Em tonalidades mais claras, também fica muito bem em quarto de brinquedos e escritórios.

Você sabia que o amarelo é melhor do que o branco para trazer luz a um ambiente escuro? Ele reflete mais a luz artificial ou natural e é a escolha ideal para quem gosta de ambientes mais claros.

A sua cozinha também pode ter o amarelo como cor principal.  Para que o visual não fique pesado, equilibre-o usando um revestimento mais neutro e com aspecto natural na parede e invista no porcelanato cinza claro para o piso.

AMBIENTES MONOCROMÁTICOS NEUTROS

Muitas pessoas pensam que para ter uma decoração monocromática, é preciso, obrigatoriamente, usar cores fortes. Saiba que as cores neutras também são uma ótima opção para criar ambientes leves e equilibrados.

BRANCO

Uma das principais vantagens de espaços monocromáticos brancos é a sensação de amplitude que essa cor proporciona. Para espaços compactos, é uma ótima escolha!

Para fugir da monotonia, aposte nas sobreposições de texturas e nuances da cor, variando entre o branco, off white e até mesmo tons de cinza claro. Invista, também, em objetos decorativos mais marcantes e revestimentos que façam um contra ponto à cor.  

Quem disse que a sala monocromática branca não pode ser aconchegante? Quando a cor é combinada com quadros, objetos em diferentes texturas, vasos de plantas e porcelanato tipo madeira no piso, o resultado é um ambiente mais quente e, ao mesmo tempo, moderno.

E pode ser sofisticado também! O banheiro branco ganha um ar de requinte com paredes e piso revestidos com porcelanato que imita o mármore calacata, mesclando o branco e o cinza. As torneiras e chuveiros acabam se destacando e, por isso, invista em peças que além de eficientes, contribuam para o design do espaço.

CINZA

Se você prefere cores mais discretas, mas quer fugir do branco tradicional, aposte na versatilidade do cinza. Como ele não é uma cor vibrante ou chamativa, permite combinações maravilhosas com o preto e branco, que não deixam de ser variações da cor, e se encaixam em qualquer ambiente.

Combinando diferentes tons de cinza nas paredes, piso e pintura dos móveis, a cozinha ganha vida com revestimento tipo ladrilho hidráulico e mesa em madeira.

O cinza compõe qualquer estilo, do mais clássico ao mais contemporâneo, como nesta sala de estar. Misturando a cor com objetos modernos e elementos naturais, o cômodo ficou ainda mais estiloso com a luminária trilho que pode ter o facho de luz direcionado para destacar pontos específicos da decoração.

Viu como a técnica monocromática permite infinitas possibilidades? Ela é fácil de aplicar e pode ser a solução ideal para quem tem medo de errar na combinação de cores.

Ainda não decidiu qual cor escolher? Experimente várias! Com o Teste Fácil Coral, você pode ver, na prática, como a cor ficará no local desejado. Ele vem em embalagens de 30ml e está disponível em diversas cores no nosso site.

Tintas e Acessórios