Porcelanato ou piso cerâmico: qual é melhor?

Categoria: Dicas de construção

Quem já tentou escolher pisos, sabe que a variedade de tipos, padrões, cores e formatos, deixa qualquer um perdido e indeciso sobre qual produto comprar.

E se você optar pelos pisos frios, a primeira pergunta que surge é: porcelanato ou piso cerâmico,qual é melhor?

Na verdade, não existe melhor ou pior. Tem o mais adequado ao seu estilo, objetivos e características do local onde ele será instalado.

E para que você possa escolher entre um e outro, é necessário pensar além da estética e entender as diferenças entre eles.

Ficou interessado pelo assunto? Então, continua com a gente que vamos tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a comprar o modelo ideal de cerâmica ou porcelanato para sua obra ou reforma.

DIFERENÇAS ENTRE PORCELANATOS E PISOS CERÂMICOS

A principal diferença entre piso cerâmico e porcelanato está no tipo de material e no processo usado na fabricação de um e de outro.

A cerâmica é feita basicamente de argila e recebe outros minerais em menor quantidade pra dar mais resistência à peça.

O porcelanato também leva argila, porém com mais minerais rochosos, inclusive alguns usados para fazer porcelana. E é daí que vem o nome porcelanato. Além disso, ele é queimado a uma temperatura bem alta e é isso que faz com que ele tenha uma resistência maior que a cerâmica.

Mas ainda existem outras diferenças:

Preço

A resistência maior do porcelanato tem um custo e, por isso, ele costuma ser mais caro do que a cerâmica. Mas, atualmente, você consegue encontra-lo com preços bastante acessíveis, que vão desde 20 a mais de 200 reais o metro quadrado

Estética e Versatilidade

Os dois apresentam uma grande variedade de cores, estilos e tamanhos, com opções para todos os gostos. 

Você encontrará estes revestimentos de tudo quanto é tipo: imitando madeira, pedra, cimento queimado, liso, geométrico, mais claro, mais escuro... A escolha dependerá do estilo que você quer dar para a sua decoração.

TIPOS DE PISOS CERÂMICOS E SEUS LOCAIS DE USO

Os pisos cerâmicos são muito versáteis e podem se adaptar a diferentes estilos e projetos de decoração. Têm pelo menos dois tipos: não esmaltados e esmaltados.

Não esmaltados

As cerâmicas não esmaltadas preservam a cor da matéria- prima usada em sua fabricação e garantem um estilo mais rústico ao ambiente. Mas como não têm a proteção do esmalte, podem sofrer um desgaste maior e durar menos. Elas podem ser usadas em ambientes internos e externos, mas evite-as em locais de muita circulação.

Podlahy | Prima Living

Esmaltados

Os  pisos cerâmicos esmaltados recebem uma camada de esmalte, que funciona como um impermeabilizante da peça. Por causa disso, eles absorvem menos água que os outros tipos, são mais fáceis de limpar e sujam com menos frequência. Eles podem receber diferentes acabamentos: brilhante, acetinado ou externo.

  • Brilhante

    Características: Refletem bastante a luz, cores bem destacadas e propiciam um pouco de iluminação indireta para o ambiente onde as peças estão instaladas. Geralmente, são muito lisos e mais escorregadios.

    Onde usar: Ambientes internos, como quartos, salas e corredores, mas evite-os em cozinhas e banheiros.

  • Acetinado

    Características: Não brilham, têm uma textura mais áspera e são muito usados, também, para reproduzir materiais mais foscos como madeira e pedra.

    Onde usar: Todos os ambientes internos, varandas e áreas externas cobertas.

  • Externo

    Características: Textura bem mais áspera que o normal, maior aderência e menor risco de quedas ou escorregões.

    Onde usar: Varandas, jardins, rampas e áreas externas com ou sem cobertura.

TIPOS DE PORCELANATOS E SEUS LOCAIS DE USO

Existem tipos diferentes de porcelanatos: Polido, Acetinado, Esmaltado e Natural

Polido

O porcelanato polido recebe um polimento mecânico e uma camada protetora por cima dele, resultando em um material extremamente liso e com bastante brilho.

Vantagens:

- Brilho intenso, que pode dar uma aparência mais sofisticada ao ambiente;

- Alta resistência;

- Baixa absorção de água;

- Bem mais fácil de limpar em função de sua superfície lisa.

Desvantagens:

- O brilho espelhado deixa as marcas mais aparentes;

- Os riscos também se destacam em virtude do brilho;

- Muito liso e escorregadio.

Onde usar: ambientes internos, como quartos, salas e corredores, mas evite-os em cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Acetinado

O porcelanato acetinadorecebe um polimento parcial e acaba tendo um acabamento com brilho mais suave ou fosco. Ele pode, também, ter uma leve textura dependendo do modelo que você escolher.

Vantagens:

- Riscos e manchas aparecem menos;

- Menos escorregadio.

Desvantagens:

- Acumula um pouco mais de sujeira e é mais difícil de limpar que o polido.

Onde usar: Todos os ambientes internos, inclusive os molhados, varandas e áreas externas cobertas.

Esmaltado

O porcelanato esmaltadocomo o próprio nome diz, recebe uma camada de esmalte na superfície, que além de torna-lo resistente à agua, mostra o padrão e reproduz outros materiais.

Vantagens:

- Pode ser encontrado em diferentes características (com ou sem brilho, áspero ou liso);

- Consegue reproduzir outros materiais, como madeira e pedra, por exemplo;

- Baixa absorção de água por conta do esmalte que forma uma camada protetora;

- É o mais simples de limpar no dia-a-dia, um pano úmido é suficiente.

Desvantagens:

- Se você escolher um modelo com pouca resistência do esmalte para o local onde ele será instalado, a peça irá se desgastar com mais facilidade e a vida útil do piso será muito menor;

Onde usar: Ambientes internos e externos, inclusive os molhados, desde que observadas as características da superfície (lisa ou áspera) e a resistência do esmalte.

Natural

Existem também os porcelanatos naturais, que não recebem polimento. Eles possuem uma característica um pouco mais áspera, com mais textura e são perfeitos para áreas externas.

Vantagens:

- É o mais resistente de todos os porcelanatos;

- Como não recebe acabamento na superfície para ficar polido, acetinado ou esmaltado, é o que menos escorrega.

Desvantagens:

- Acumula mais poeira e é mais difíceis de limpar.

Onde usar: áreas internas para estilos rústicos e áreas externas cobertas ou descobertas.

BORDAS E REJUNTES

As bordas das cerâmicas e dos porcelanatos podem ser de dois tipos: arredondadas, conhecida como bold, ou retas, as famosas retificadas.

Enquanto a borda bold garante um piso com aparência clássica e rústica, o piso retificado é perfeito para um aspecto mais moderno, já que seu alinhamento total proporciona o efeito de continuidade.

As peças com bordas bolds precisam de rejuntes maiores, geralmente acima de 3mm, ficando mais largos e visíveis.

Nas peças retificadas, você pode deixar um rejunte bem mais fino, entre 0,5 e 2mm.

COMO DEFINIR O TAMANHO DO SEU PISO

As dimensões das cerâmicas e porcelanatos variam bastante. Para definir o tamanho das peças que melhor se encaixarão ao ambiente em que serão colocadas, é importante fazer um projeto de paginação.

Mas você sabe o que é isso? Paginação é o nome do desenho formado pelas peças do revestimento assentadas, ou seja, colocadas no lugar. Ela pode ser reta, diagonal, em espinhas ou escamas de peixe...

Com o seu projeto de paginação em mãos, que pode ser feito por um arquiteto, designer de interiores ou até um vendedor capacitado, você consegue determinar o tamanho e a quantidade de caixas do produto que precisará comprar.

Dica de tendência: Aposte nos revestimentos com grandes formatos. Como precisam de menos rejunte e deixam o piso com emendas bem discretas, proporcionam unidade aos cômodos, ampliando-os visualmente.

E lembre-se de considerar uma margem de 10 a 20% a mais para possíveis perdas do revestimento durante o assentamento e também para guarda-lo para futuros reparos. Assim, você garante que todo o piso seja do mesmo lote e evita variação de cores.

GUIA RÁPIDO PARA ESCOLHER O SEU PISO

Para complementar o que já falamos aqui e deixar as informações ainda mais claras pra você, siga este guia rápido:

  1. Local: defina se o piso será colocado na área interna ou externa;
  2. Ambiente: mesmo dentro de um mesmo local, podem haver variações entre os ambientes. Ou seja, na área interna, um piso pode ser mais apropriado para áreas molhadas como banheiro e cozinha, por exemplo, do que outros;
  3. Trânsito no local: a resistência do piso deverá ser compatível com o fluxo de pessoas que circularão no ambiente. Quanto maior o fluxo de pessoas, mais resistente ele precisa ser;
  4. Umidade do ambiente: Para locais com água, verifique o coeficiente de atrito, um índice que se refere à resistência ao escorregamento apresentada pelo material. Quanto maior este índice, maior o atrito e menor é o escorregamento;
  5. Tamanho do piso: meça o ambiente e fala o seu projeto de paginação para definir o tamanho e a quantidade que precisará comprar.
  6. Estética: escolha o acabamento e padrão do piso respeitando a qualidade e função do material.

Parece difícil, né? Mas pode ficar tranquilo, você encontra todas essas informações nas etiquetas dos produtos nas lojas Wermar. Além de poder contar com a ajuda de um de nossos vendedores, que conhecem a fundo todas essas características.

E se estiver comprando pelo nosso site, é só ver a descrição do produto.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre porcelanatos e pisos cerâmicos, dá uma olhada nos modelos do nosso site e aproveita pra escolher o seu. É cada um mais lindo que o outro!

Pisos e Revestimentos