Porcelanato para piscina: conheça e invista nesta tendência

Categoria: Área de Lazer

Que o porcelanato é um dos tipos de piso mais procurados para ambientes internos e áreas gourmet, todo mundo sabe. Mas o que talvez ainda seja novidade pra você é que ele pode – e deve - ser usado em piscinas.

E não estamos falando somente da área ao redor da piscina, onde já é comum encontrá-lo... Queremos dizer dentro mesmo, ou seja, revestindo a sua piscina.

É isso mesmo! Usar o porcelanato para revestir piscinas já é uma tendência e uma opção cada vez mais adotada por quem quer revolucionar e imprimir um estilo único à área de lazer.

Quer saber por quê? Continua com a gente que vamos te mostrar.

Vantagens do porcelanato para revestir piscinas

Como o porcelanato é queimado à altas temperaturas, ele apresenta baixíssima absorção de água, sendo muito resistente às suas ações e produtos químicos usados para o seu tratamento.

Outra vantagem importante refere-se à manutenção. As peças, principalmente as de grande formato, pedem menos linhas de rejunte e são aplicadas bem próximas umas das outras. Isso evita que as juntas acumulem limo ou outras sujeiras, tornando o processo de limpeza mais fácil e rápido.

O seu custo-benefício também é ótimo: ele é um dos tipos de revestimento para piscina mais baratos do mercado.

E no quesito versatilidade, o porcelanato é imbatível! Ele está disponível em diversos formatos, cores e texturas. Você poderá escolher o estilo, o design e a cor que a sua piscina vai ter, deixando-a com a sua personalidade e tornando-a única.

Mas, atenção! Se você quer fazer uma piscina com prainha, aquela parte mais rasa e ideal para crianças, opte pelos modelos com coeficiente de atrito maior que 4. Para piscinas mais fundas, os outros tipos estão liberados, inclusive os polidos.

Agora, dá uma olhada em algumas ideias que separamos pra você:

Porcelanato com grande formato

Os porcelanatos com grandes formatos vão dar uma leveza maior ao visual da sua piscina e uma sensação de amplitude, graças ao seu efeito estético de continuidade. Esta tem sido a escolha de muitos famosos, como um conhecido cantor sertanejo que usou o modelo Calacata, de 1,20 x 1,20.

Tem na Wermar!

   

Porcelanato imitando madeira ou pedra

Sim, você também pode levar a natureza para dentro da sua piscina!

Tem na Wermar! 

   

Porcelanato imitando cimento queimado

Queridinho por muitos, ele também é uma boa aposta para revestir a piscina. Combina com todo tipo de decoração da área externa e pode fazer um ótimo contraste com elementos naturais.

Tem na Wermar! 

   

 

Porcelanato com desenho

Com estampa geométrica, patch ou arabescos, as piscinas com estes porcelanatos têm um charme extra e podem ser um item à parte na decoração da sua área externa.

Tem na Wermar!

  

Para que o resultado final do seu projeto fique exatamente como você sonhou, é muito importante observar alguns detalhes na hora de construir a sua piscina:

Analise as características do solo

Um profissional capacitado deverá analisar a condição do solo para determinar o tipo de reforço que será necessário antes de começar a escavação.

Para garantir que o formato e dimensões sejam seguidos, o terreno precisará ser escavado sempre de acordo com os parâmetros e orientações pré-estabelecido.

Lembre-se que a borda da piscina ocupa um espaço extra e será necessário considerar uns centímetros a mais nas laterais.

Localize a queda do piso e ligações hidráulicas

Para facilitar e agilizar o escoamento da água, localize a sua queda em direção ao ralo, todas as suas entradas e saídas, assim como onde ficarão as ligações hidráulicas, motor e pontos de drenagem.

E aqui vai uma dica de ouro: com a piscina ainda aberta, sem a estrutura, fotografe todos esses pontos. Caso ela apresente algum problema posterior, vai ser muito mais fácil identificá-lo e evitar uma quebradeira geral.

Atenção especial à fundação e estrutura

É comum a estrutura da piscina se movimentar pelo peso da água, movimentações do terreno ou diferenças de nível de saturação do solo. Para evitar que apareçam trincas ou rachaduras, que futuramente virem pontos de infiltração, redobre os cuidados com a fundação.

Como esta é a parte que fica em contato direto com o solo, é aconselhável fazer um radier e uma viga de fechamento. Nela é amarrada a armadura das paredes, que devem ser feitas com bloco estrutural, armados em seu interior e preenchidos com concreto. Assim, elas serão capazes de resistir à pressão da água e do solo.

Cuide da impermeabilização

Para garantir a vida útil, qualidade e segurança da sua piscina, não deixe de impermeabilizar a estrutura. Você pode usar uma massa asfáltica ou um outro tipo de impermeabilizante, como o Rebotec, um aditivo em pó que combinado com o cimento forma uma barreira protetora contra qualquer tipo de umidade.

O Tecplus Top ou o Sika Top também são boas opções. Compostos por uma parte líquida e um pó, que, antes da aplicação, são misturados na mesma proporção, estes produtos proporcionam uma ótima impermeabilização.

Com a fundação e estrutura prontas, é hora de começar a colocar o porcelanato escolhido. E não esqueça de usar uma argamassa AC3, na cor cinza, ou a Super Formatos, na cor branca. Elas têm maior poder de aderência e são ideais para o assentamento de porcelanatos em ambientes mais agressivos, como piscinas e saunas, por exemplo. 

O rejunte pode ser o epóxi ou um específico para esta finalidade, como o Rejunte para Piscinas Quartzolit. Ele é resistente ao cloro, fungos, algas e não desbota. 

Agora que você já sabe que o porcelanato é uma ótima opção para revestir a sua piscina, confira os modelos da Wermar.

Depois, é só relaxar e curtir os bons momentos que ela vai te proporcionar!

Pisos e Revestimentos