Sauna a Vapor: Tudo o Que Você Precisa Saber Para Fazer a Sua

Categoria: Dicas de construção

O que você acha de ter um espaço todinho seu, aí na sua casa, onde possa relaxar o corpo e a mente tanto nos dias de frio como nos de calor? Sim, estamos falando da sauna! E a boa notícia é que ela não é mais um luxo, tampouco precisa ficar restrita a clubes e hotéis...

Planejando e conhecendo as suas principais características, você pode construir um ambiente confortável e aproveitar todos os benefícios que um delicioso banho de sauna pode proporcionar.

Tipos de sauna

De uma forma geral, as saunas se dividem em dois grupos: secas e a vapor. A sauna seca é uma sala toda revestida em madeira, com ambiente muito quente, onde o calor não possui umidade. Nela, são usadas pedras ou outros materiais aquecidos que não liberam vapor e as temperaturas são mais altas, podendo atingir e até mesmo superar os 80°C. E justamente por isso, são mais indicadas para regiões com temperaturas muito baixas.

As saunas a vapor, também chamadas de saunas úmidas ou banho turco, geram vapor a partir de um equipamento próprio, que deixa o ambiente úmido e quente, com temperaturas que vão até os 60°C. Nesse caso, o suor se mistura à umidade, causando uma sensação de relaxamento e proporcionando diversos benefícios para a saúde, como a liberação de toxinas, alívio de dores musculares e hidratação da pele. E quando combinado com algumas essências, o calor úmido da sauna a vapor pode aliviar os sintomas de resfriados e gripes.

As saunas a vapor são as mais populares aqui no Brasil e é sobre elas que vamos falar hoje. Continua com a gente, tire todas as suas dúvidas e aprenda a forma correta de construi-la.

Planejando o Layout da Sauna a Vapor

O ambiente de uma sauna a vapor normalmente é dimensionado de acordo com o mais provável número máximo de usuários simultâneos. Para proporcionar mais conforto aos usuários, recomenda-se reservar uma área de piso com pelo menos 0,7m² por pessoa e evitar ultrapassar a altura de 2,2m (como a tendência do vapor quente é subir, tetos muito altos farão com que o vapor fique afastado dos usuários e aumentarão o consumo de energia).

Para o dimensionamento do ambiente de uma sauna residencial a vapor consideramos como espaço mínimo a ser ocupado por pessoa uma área 0,70m². Ou a seguinte tabela (comprimento x largura x altura):

1,50 m x 2,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 4 pessoas

2,00 m x 2,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 6 pessoas

2,00 m x 3,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 9 pessoas

Dicas para a construção do ambiente de sauna a vapor:

Fonte: Saunakit

Teto

O teto de um ambiente de sauna a vapor deverá ter uma altura média de 2,20m e uma leve inclinação (±10% ou ±6°) na direção oposta aos bancos, de modo a permitir o escoamento das gotas de vapor condensado e evitar o gotejamento de água fria sobre os usuários.

Para que as gotas escoem facilmente, o teto deverá receber um acabamento liso, como por exemplo, uma pintura com ±4 demãos cruzadas de tinta epóxi. Evite azulejar o teto, pois os rejuntes poderão ser pontos de gotejamento.

Recomenda-se também evitar uma altura excessiva para o teto. Pois, além de aumentarem desnecessariamente o volume do ambiente e o consumo de energia, também aumentam o tempo necessário para o aquecimento do ambiente até que a temperatura final de equilíbrio da sauna seja alcançada.

Ralo + Torneira

Prever a instalação de um ralo para escoar a água de drenagem do gerador de vapor, no caso, de aparelhos instalados dentro da sauna, e de uma torneira para facilitar a limpeza/lavagem do ambiente.

Bancos

Podem ser de alvenaria (50×40cm), feitos com tijolos ou blocos de cimento, e com o mesmo revestimento aplicado sobre as paredes, com arestas arredondadas, proporcionam um conforto maior.

Iluminação

Utilize uma luminária blindada e à prova d'água e instale-a na parede. Nunca instale no teto para evitar o gotejamento e o efeito chuveiro.

Interruptores e quaisquer comandos elétricos

Sempre deverão permanecer do lado de fora do ambiente de vapor.

Respiro superior/inferior

Não se esqueça de considerar dois respiros na sauna. O respiro superior consiste em um orifício com diâmetro de 5cm a 10cm localizado na parede oposta à entrada de vapor e a uma distância de ±15cm do teto, e destina-se a promover a ventilação/oxigenação da sauna, facilitar a circulação do vapor e aumentar a quantidade de vapor condensado ("fumaça") em suspensão no ar.

Para melhorar ainda mais a satisfação com a sauna e a salubridade no interior do ambiente, pode-se acrescentar um outro respiro semelhante (respiro inferior), instalado desta vez nas proximidades do piso e na parede oposta ao respiro superior. Podem ser feitos facilmente com tubos de PVC branco instalados na parede e com uma leve inclinação para dentro do ambiente, de modo a evitar o gotejamento no lado externo da parede. Instale uma tampa de ralo com grelha giratória (tipo abre-fecha em PVC rígido ou em aço inox)

Ducha

Instale uma ducha do lado de fora da sauna, em um local próximo, ou até dentro do próprio ambiente.

O choque térmico ao sair de uma sauna bem quente e tomar a ducha gelada, ativa o sistema imunológico e aumenta ainda mais os efeitos terapêuticos e saudáveis desejados.

Piso e Revestimentos

Um ambiente de sauna úmida deverá receber uma camada de isolamento térmico antes da aplicação do material de acabamento final, que poderá ser cerâmico, pedras ou outro material impermeável.

Idealmente, o piso deverá receber uma cobertura de material antiderrapanteAplique argamassa com vermiculita antes de revestir o piso para reduzir o efeito de pisar em uma superfície gelada.

Outro detalhe que colabora com a prevenção de acidentes é a instalação de barras de apoio (pequenos corrimãos) em pontos críticos do ambiente (nas proximidades dos bancos, por exemplo), de tal modo que as pessoas possam se apoiar ao sentar e levantar e se locomover com mais segurança.

Planejando o Acabamento da Sauna a Vapor

Agora que você já viu o passo a passo para construir a estrutura da sua sauna a vapor, está na hora de deixá-la bonita também.

Assim como outros ambientes da casa, as saunas não precisam ser lugares sem graça ou sem decoração. Você pode - e deve - usar revestimentos que consigam aliar beleza, qualidade e praticidade, atendendo às necessidades e estilo do espaço.

E para escolhê-los, a primeira coisa que você precisa lembrar é que o ambiente estará sempre exposto a altas temperaturas e umidade. Por isso, os revestimentos deverão ser resistentes o suficiente e terem baixa absorção de água para suportarem a pressão ao longo do tempo.

O azulejo, mármore, ardósia e pedra mineira são algumas das opções disponíveis. Mas o porcelanato tem sido cada vez mais usado também para saunas em função de suas características:

  • O porcelanato é um dos revestimentos mais resistentes do mercado
  • Ele não absorve quase nada de água
  • Existe uma infinidade de cores, texturas e acabamentos de porcelanatos
  • E é um dos revestimentos com o melhor custo x benefício, com opções que vão de 50 a 200 reais o m²

Mas, atenção! Para garantir a segurança de quem estiver usando a sauna e evitar escorregões e quedas, opte por modelos com coeficiente de atrito maior que 4 para o piso e bancos. Nas paredes, os outros tipos estão liberados, inclusive os polidos.

Dicas extras:

  • Para deixar a sua sauna ainda mais segura, instale barras de apoio em inoxtipo corrimão nas paredes, em alguns pontos estratégicos.
  • Coloque um termômetro no interior da sauna para acompanhar a temperatura do ambiente, que normalmente está entre 40°C e 55°C, e avaliar o desempenho do gerador de vapor. Para facilitar a leitura, instale-o sobre a parede na altura dos olhos de um adulto.
  • A essência de eucalipto é a opção mais tradicional para dar cheiro ao ambiente. Mas isso não impede que você use uma outra essência para estimular efeitos terapêuticos diversos, como, por exemplo, a de lavanda, que é tranquilizante e bastante eficaz no tratamento contra depressão e insônia.

Com esse passo a passo ficou muito mais fácil planejar a sua sauna a vapor, não é mesmo? Aproveite para visitar o site da Wermar e já vai separando os produtos que você vai precisar. Depois é só relaxar e curtir o seu novo espaço.

Materiais de Construção