Luminárias: Conheça 6 Tipos Que Estão Em Alta Na Decoração

Categoria: Iluminação

Quando falamos de decoração, muitas vezes esquecemos de um dos pontos mais importantes do projeto: a iluminação. Ela não só contribui, como também é fundamental para a criação de ambientes mais bonitos, aconchegantes e, ao mesmo tempo, funcionais.

E escolher as luminárias que vão harmonizar melhor com o seu espaço pode ser uma tarefa mais difícil do que você pensa. Existem diversas opções disponíveis no mercado: luminárias pendentes, de parede, spots individuais ou em trilhos, plafons, painéis de led etc.

Conheça agora as principais características e aplicações de 6 tipos de luminárias que estão super em alta. Você vai arrasar nas escolhas e transformar o seu espaço!

1. PENDENTES

Os pendentes são um tipo de iluminação de teto que, como o próprio nome sugere, ficam pendurados.  Atualmente, existe uma infinidade de modelos, dos mais tradicionais, com inspiração retrô, até os mais modernos. O importante é sempre optar por um que harmonize bem com o estilo do ambiente.

         

E se quando falamos em pendente você logo lembra desta luminária em cima da mesa de jantar, saiba que ela é muito mais versátil do que isso. Ela pode ser colocada em todos espaços da casa: ao lado do sofá, na ilha da cozinha, no lavabo, em cima das mesinhas de cabeceira do quarto...

Altura do Pendente

Não existe uma regra fixa na hora de determinar a altura que o pendente deve ser instalado. Mas alguns parâmetros podem tornar a sua iluminação mais eficiente e proporcionar um conforto visual maior:

Sobre a Mesa de de Jantar: A base do pendente deve estar a uma distância entre 80 e 90 centímetros do tampo do móvel. Não se esqueça, também, de centralizar a luminária em relação à mesa.

Salas de Estar: Se a peça for usada sobre a mesa de centro, deixe de 150 a 170 centímetros de distância para o tampo da mesa. Experimente usar vários pendentes com alturas diferentes, a sua decoração vai ficar linda e ousada.

Obs.: Se ficar sobre as mesas laterais, o pendente pode ficar mais baixo, entre 30 e 50 centímetros da mesa.

Quarto: Já pensou em substituir o abajur da sua mesinha de cabeceira por um pendente? Além de ficar super moderno, você ganhará espaço no móvel para objetos de decoração. Neste caso, o pendente também pode ficar mais baixo, entre 30 e 50 cm da mesa.

Bancadas de Cozinha e Área Gourmet: a altura variará de acordo com o tipo de uso que você fará da sua bancada. Se você costumar usá-la para cozinhar, o pendente deve ficar mais alto, a aproximadamente 200 centímetros de altura em relação ao tampo.

Já se a bancada for usada para refeições, o ideal é que a luminária esteja a uma distância entre 70 e 100 centímetros. Assim, você garante a iluminação adequada para o local, seja preparando ou aproveitando as suas refeições.

E se a sua bancada for muito comprida, use vários pendentes distribuídos de forma equilibrada pela sua extensão.

2. SPOTS

Os spots são pequenas luminárias usadas, geralmente, para destacar um quadro, objeto decorativo, um revestimento diferente na parede ou até mesmo para complementar a iluminação principal. Eles podem ser de embutir ou de sobrepor e se encaixam em todos os cômodos e em qualquer ponto do ambiente, já que ficam muito discretos e não interferem na decoração.

Os spots de embutir são ideais para instalação em tetos de gesso, podendo também ser utilizados em tetos de madeira ou drywall. Seu formato varia desde o quadrado, ao redondo e até retangulares. Existem, ainda, modelos fixos para iluminação geral e direcionáveis para destacar algum item específico.

Os spots de sobrepor são instalados diretamente no teto e são ideais para ambientes que precisam de iluminação direta e focada.

3. TRILHOS COM SPOTS

As luminárias de trilho são uma ótima opção pra você iluminar uma grande extensão com apenas um ponto de alimentação. Outra grande vantagem é que, ao contrário da iluminação embutida, a instalação do trilho não requer forro de gesso ou qualquer rebaixamento do teto. Ou seja, não é preciso diminuir a altura do pé direito nem gastar com uma grande reforma.

O trilho cria uma iluminação direcional linda, que pode ser distribuída em pontos-chave da decoração, destacando uma parede de quadros, por exemplo. E também é perfeito para ambientes menores como cozinhas de apartamento ou quartos de solteiro.

E ainda combina com vários estilos, desde o industrial até uma decoração mais clean.  

 

Você encontra os trilhos já com os spots, como o Kit Trilho Elegance da Avant, disponível nas cores preto e branco ou ainda pode fazer a sua própria luminária de trilho. Para isso, vai precisar de um trilho eletrificado, que é vendido a metro e dos spots que são vendidos por unidade.  Assim vai conseguir fazer o trilho do tamanho e com quantos spots quiser.

4. PLAFONS

Plafons são um tipo de luminária instalada junto ao teto. São ideias para salas com o pé direito reduzido, porque não vão interferir na visão do ambiente. Eles são encontrados com várias intensidades de luz e podem ser de sobrepor ou de embutir.

Os modelos de sobrepor são muito fáceis de instalar e iluminam bem o ambiente de uma maneira geral. Eles ficam totalmente expostos, instalados diretamente na laje ou sobre o forro.

Os plafons embutidos precisam de um teto com forro de gesso, PVC ou madeira e a instalação é um pouco mais trabalhosa, já que você vai precisar recortar o forro. Eles são discretos e como ficam “escondidos” não interferem muito na decoração, dando a liberdade de combiná-los com outros tipos de luminária, como os pendentes, por exemplo.

5. LUMINÁRIAS DE PAREDE

As luminárias de parede, também conhecidas como arandelas, podem ter muitos formatos diferentes e modelos dos mais variados materiais. E suas vantagens vão além da estética, já que também oferecem muita funcionalidade, economizando espaço sem deixar de promover a luminosidade necessária ao local.

Ao contrário do que muitos pensam, elas não ficam restritas às áreas externas. Repletas de possibilidades, as arandelas atendem a diferentes projetos de decoração e são ótimas opções para a composição de corredores, escadas, lavabos, quartos, entre outros cômodos.

 

6. PAINÉIS DE LED

As luminárias do tipo painel de led apresentam um design minimalista, que combina com qualquer estilo de decoração, garantindo uma boa iluminação para todos os cômodos. Elas podem ser de embutir ou de sobrepor e são encontradas em diferentes formatos e tamanhos.

Muito fácil de instalar, o painel de led é, também, uma das opções mais econômicas do mercado. Ele não precisa de lâmpadas, pois já vem com a tecnologia de led integrada, e proporciona uma economia de mais de 60% de energia com um fluxo luminoso (intensidade) 60% maior.

Quer saber como escolher o melhor painel de led para a sua casa? Temos um post só sobre este assunto para te ajudar.

E aí, curtiu nossas dicas? Corre lá no no site e já escolhe a luminária que mais se encaixa com o seu estilo e a sua decoração. A Wermar tem modelos lindos de pendentes, spots, trilhos, plafons, arandelas e painéis de led. Além de lâmpadas e todo material necessário para a instalação.

Iluminação