3 Ideias para mudar o visual da casa usando cores

Categoria: Tintas

No nosso último post, você conferiu algumas dicas super práticas para pintar as paredes da sua casa. Agora, já pode dar um passo além e se arriscar um pouco mais usando a variedade de cores, aplicações e possibilidades de combinações que as tintas oferecem.

Uma mudança simples na cor das paredes ou de algum móvel pode fazer uma diferença incrível no ambiente. Além de ser uma solução rápida e barata, você ainda pode fazer sozinho ou até junto com a família, tornando esta tarefa ainda mais prazerosa.

Pra te inspirar, separamos 3 formas diferentes e criativas para você começar agora mesmo:

1. OUSE NA PINTURA DAS PAREDES

Quando pensamos em paredes coloridas, a primeira ideia que nos vem à cabeça é escolher uma cor diferente da atual e pinta-la por inteiro com ela. Você pode fazer isso sim, mas também pode investir em alternativas mais criativas. 

Pintura Geométrica

As pinturas geométricas para paredes fazem o maior sucesso e dão um toque de modernidade ao espaço, além de deixa-lo mais alegre e descontraído. Você pode combinar quadrados ou triângulos, grandes ou pequenos, com formas regulares ou irregulares, com cores vivas ou monocromáticas.

Pintura Setorizada

A pintura setorizada pode te ajudar a delimitar e destacar um microambiente dentro de um ambiente como um todo. O resultado é um efeito personalizado, deixando a sua casa única.

Pintura meio a meio

Uma forma simples da dar um ar mais criativo e diferente para o ambiente, é dividir uma parede meio a meio em cores distintas. Essa divisão pode ser feita de várias formas: na vertical, horizontal, transversal, com cores contrastantes ou tom sobre tom.

Sabemos que pintar paredes assusta um pouco. E fazer uma pintura diferente mais ainda. Mas fica tranquilo!

O passo a passo a seguir, vai te ajudar a realizar qualquer uma das pinturas acima.

Passo 1: Defina o tipo de pintura que você quer fazer na parede (geométrica, setorizada ou meio a meio) e faça um esboço num papel de como deseja que ela fique.

Passo 2: Escolha as tintas e cores que vai usar. Colora o desenho que você fez com essas cores, assim vai ficar mais fácil visualizar o efeito final e modificar, caso queira.

Com relação ao tipo de tinta, uma boa opção para ambientes internos é a tinta acrílica da linha Coral Decora.  Ela tem ótimo rendimento, seca rápido, é fácil de limpar e não tem cheiro, sendo ideal para reformas rápidas.

Para paredes de banheiro ou cozinha, escolha a uma tinta da linha Coral Super Lavável, que é duas vezes mais resistente à limpeza, facilitando a retirada de manchas de comida, bebidas, batom etc.

Passo 3: Depois de forrar o chão com lona ou jornal para proteger o piso, lixe a parede e tire todo o pó. Ela precisa estar limpa para receber a tinta.

Passo 4: Coloque fita crepe em todas as laterais da parede que vai ser pintada pra não sujar as outras. Use-a também para delimitar os espaços ou as figuras geométricas que serão pintadas.

Dica: Para a fita crepe ficar bem certinha e não entrar tinta dentro, passe um pano em cima dela pra deixa-la mais colada.

Passo 5: Comece a pintar sempre de cima para baixo, porque no caso de pingar, você não manchará a parte da parede que já estará pronta. Espere secar e aplique a segunda demão.

Passo 6: Retire a fita crepe com cuidado.

2. TRANSFORME UM MÓVEL OU UMA PORTA

Sabe aquele móvel que você tem há anos e fica num cantinho escondido da sua casa? Ou aquela porta sem graça que não acrescenta nada a sua decoração? Você também pode dar o seu toque de personalidade e estilo a eles.

A primeira coisa que você precisa saber é que qualquer móvel pode ser pintado. Não importa se é ele é grande ou pequeno, de madeira ou mdf. O que vai contar aqui é a sua disposição para realizar este trabalho.

Passo 1: Passe uma lixa para tirar a tinta antiga ou algum verniz e também para deixa-los bem lisinhos. Em seguida, passe um paninho úmido e limpe todo o pó. Dica: caso o móvel tenha portas, retire-as antes de começar. Isso facilitará a sua pintura.

Passo 2: Portas e móveis antigos ou usados podem ter pequenos buracos e imperfeições. Por isso, é importante passar umamassa para madeira para tapa-los ou disfarça-los. Espere secar e passe outra lixa para retirar o excesso.

Para saber o tempo de secagem, é só conferir na embalagem do produto.

Passo 3: Cole fita crepe nas extremidades da porta para não sujar as paredes.

Se você decidir pintar só uma parte do móvel, não se esqueça de também isolar a parte que não vai ser pintada com a fita crepe.

Passo 4: Agora é hora de começar a pintura. E para isso você vai precisar de tinta, rolo e pincel. Por se tratar de um objeto em um ambiente interno, você pode optar pela tinta esmalte à base de água.

Ela não tem cheiro forte, cobre bem qualquer tipo de superfície e dá um acabamento mais resistente. Rolinho e pincel na mão e é só começar. Aplique a tinta com o primeiro e deixe o pincel para os cantinhos.

Aplique a primeira demão, espere secar e depois passe uma segunda camada.

Passo 5: Retire a fita crepe e curta a sua obra prima.

3. REPAGINE SUA COZINHA, BANHEIRO OU ÁREA DE SERVIÇO

Você não precisa fazer uma grande obra para dar cara nova a sua cozinha, banheiro ou área de serviço. Mudando a cor dos azulejos, já vai conseguir transformar completamente estes ambientes. O resultado ficará parecido com uma boa reforma, mas com uma baita economia de tempo e dinheiro.

A tinta ideal para azulejo é a tinta epóxi, que tem uma variedade de cores tão grande quanto às tintas comuns para parede. Com relação ao acabamento, é só escolher o seu favorito: acetinado, fosco ou brilhante.

Passo 1: Para um resultado perfeito, limpe o azulejo para remover resíduos de gordura, sujeira, mofo ou umidade. Bastará com um pouco de água, sabão neutro e, em alguns casos, um desengordurante. Utilize uma escova de dentes velha para limpar os vincos.

Passo 2: Passe um pano para secar e, em seguida, cubra possíveis falhas ou rachaduras no azulejo com massa acrílica.

Passo 3: Depois de forrar todos os espaços e objetos que não serão pintados, aplique a primeira demão de tinta com um rolo epóxi, utilizando um pincel pequeno para o acabamento. Lembre-se de cobrir os rejuntes.

Passo 4: Espere a tinta secar (confira o tempo de secagem na lata) e passe a segunda e a terceira demãos, caso queira uma cobertura ainda maior.

E... prontinho! Seu ambiente estará novo em folha.

Essa é a sua hora de experimentar tudo o que sempre quis em termos de cores para a sua casa. Aproveite, deixe-a com a sua cara e compartilhe o resultado com a gente!

Tintas e Acessórios