5 Dicas para proteger o seu telhado das chuvas de verão

Categoria: Dicas de construção

O verão está chegando e com ele muito sol e calor, mas também uma velha conhecida da estação: as fortes chuvas.                          

E o telhado é uma das partes da casa que mais é colocada à prova nesta época do ano. Responsável por proteger e, também, por valorizar a estrutura de uma residência, ele, muitas vezes, pode ser motivo de dor de cabeça.

Para garantir que o telhado cumpra a sua função, é importante fazer uma manutenção regular da cobertura. E para que você possa se antecipar e deixa-lo protegido a tempo, separamos algumas dicas importantes que vão te ajudar:

1- FAÇA A LIMPEZA DO SEU TELHADO

O acúmulo de limo e outras sujeiras deixam as telhas mais frágeis, o que pode afetar a estrutura do telhado e facilitar o aparecimento de vazamentos e infiltrações.

Além disso, o limo escurece as telhas e deixa o telhado com um aspecto velho e feio. Uma boa limpeza com um produto específico como a Solução Tecno Telhas Zanatta e jatos d’água de alta pressão resolve esta situação.

Para que você não tenha que consertar o telhado depois ou, ainda, precise fazer a manutenção de forros, paredes e outros itens atingidos pela umidade, faça a sua limpeza pelo menos uma vez por ano.

2- AVALIE O ESTADO DAS TELHAS

Quando for realizar a limpeza do telhado, aproveite para verificar se existem telhas quebradas, rachadas ou fora do lugar. Principalmente, nos telhados de fibrocimento e cerâmica, que são materiais mais frágeis e absorvem mais calor, quebrando com mais facilidade.                  

Se encontrar telhas com estes problemas, fuja dos remendos, colagens e outras gambiarras. Troque-as imediatamente e evite problemas maiores no futuro.

3 - IMPERMEABILIZE AS TELHAS

Impermeabilizar o telhado evita o aparecimento de limo e dá a ele uma nova aparência. Além disso, a resina garante uma proteção maior contra a umidade e infiltrações em telhas e lajes.

A Resina Impermeabilizante Coral é um produto de acabamento brilhante com excelente resistência e durabilidade, que ao formar uma película protetora, impede a absorção de água. Com alta resistência à ação do tempo e grande aderência, ela evita a formação de fungos e é indicada para proteger e embelezar superfícies de telhas e fibrocimento.

Outra grande vantagem desta resina é a diversidade de cores. Você pode escolher entre as várias opções ou usar a incolor, caso prefira manter o tom natural da sua telha.

4 - VERIFIQUE AS CALHAS

As calhas têm a função de coletar e escoar a água da chuva de maneira controlada, evitando danos na estrutura do telhado, infiltrações e ajudando na conservação de paredes externas.

O transbordamento e as fissuras nas calhas são os problemas mais comuns. O primeiro acontece pelo acúmulo de folhas e outras sujeiras, impedindo que o fluxo de água ocorra adequadamente. Neste caso, uma limpeza periódica das calhas é a solução.

Já no caso de fissura ou rachaduras, você pode utilizar o Selacalha Vedacit  parafazer o reparo. Agora, se o dano for grande, recomenda-se substituir a peça danificada.

Não deixe também de reforçar as emendas das calhas com selantes específicos.

5 - NÃO ESQUEÇA DA CUMEEIRA

A cumeeira é uma telha especial que tem a função de fechar o vão formado pela junção das águas do telhado. Ela impede a entrada de água nesse pequeno espaço formado entre um lado e outro do telhado e é de extrema importância para evitar infiltrações, vazamentos e até a entrada de animais.

Portanto, ao verificar o estado das telhas, não se esqueça de examinar a cumeeira. Ela também pode estar danificada e, neste caso, precisa ser trocada.

  • DICA EXTRA: Quer deixar a temperatura dos ambientes mais agradável? Use a Manta Térmica Dupla Face Brasilit!

A  Manta Térmica Dupla Face Brasilit é uma subcobertura impermeável super resistente, composta por duas faces aluminizadas. Através da reflexão dos raios solares, esse material reduz a passagem de calor e deixa a temperatura do ambiente interno sempre agradável e até 5ºC mais fresco.

E como ela é uma camada extra aplicada embaixo das telhas, ainda protege sua construção contra possíveis infiltrações do telhado! E o melhor: a Manta Térmica Dupla Face Brasilit pode ser utilizada sob qualquer tipo de telha (telhas de fibrocimento, telhas de barro, concreto, entre outras).

Dá só uma olhada em tudo o que ela oferece: proteção térmica e contra vazamentos, impermeabilidade, não é inflamável e sua instalação é fácil e rápida!

Seguindo as dicas acima, você prolongará a vida útil do seu telhado e evitará os danos causados pela entrada indesejada de água no interior da casa.

Portanto, não deixe a sua manutenção preventiva de lado! Mas, atenção: como o telhado costuma ser um local de difícil acesso, esses cuidados devem ser realizados por um profissional capacitado.

Aproveite e dê uma olhadinha no nosso site. Temos tudo o que você precisa para deixar o seu telhado preparado para as chuvas de verão por lá! 

Telhado