5 Passos para Construir a Casa dos Seus Sonhos

Categoria: Dicas de construção

Muitas pessoas desistem de encarar uma obra ou optam por comprar uma casa já pronta, porque têm medo de que ela se arraste por mais tempo que o previsto ou, ainda, que os gastos extrapolem o orçamento.

Mas você não precisa abrir mão de ter um cantinho especialmente pensado e projetado para as suas necessidades. Construir a casa dos seus sonhos, do jeitinho que sempre quis, pode ser mais simples do que imagina.

Seguindo os passos a seguir e tendo um bom planejamento, você poderá ter um lar pra chamar de seu. Pode apostar, vai ser gratificante!

1. Escolha onde vai Construir: o Terreno

Para começar a construir a casa dos seus sonhos é preciso, antes de qualquer coisa, encontrar um terreno que atenda às suas necessidades de espaço.

Fique atento, também, às seguintes características: topografia (se ele é plano, em aclive ou declive), tipo de solo (se tem muita pedra ou água), localização (como será o seu deslocamento no dia a dia, segurança e infraestrutura disponível) e a documentação do terreno e do proprietário atual.

Tudo isso pode impactar a forma da sua construção e, consequentemente, o valor final e a duração da obra.

Não deixe de verificar, ainda, a Lei de Zoneamento do seu município, que divide a cidade em áreas. Ela determina os tipos de edificações que podem ser construídas em cada uma delas (residências, prédios, comércios ou indústrias) e as regras de uso e ocupação do solo (recuos obrigatórios, taxa de ocupação permitida, altura máxima etc.).

Se você não está muito seguro na hora de escolher o seu terreno, peça ajuda ao seu arquiteto.

2. Defina quanto pode gastar na Obra: o Orçamento

Uma definição realista do quanto você poderá gastar na construção, definirá o tamanho da sua casa, materiais a serem utilizados e o tempo gasto para concluí-la.

Separe um dinheiro inicial para pagar as primeiras despesas: contratação do arquiteto, cálculo estrutural, taxas da prefeitura, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), plotagens etc.

Depois, peça ao arquiteto para dividir a obra em etapas e especificar os materiais e os profissionais que serão utilizados em cada uma delas. Desta forma, você conseguirá ter uma visão mais concreta do quanto precisará gastar em determinado período e poderá programar os seus pagamentos.

3. Determine quem vai fazer a Obra: os Profissionais

Se existe um item em que não vale a pena economizar, é na escolha dos profissionais que irão construir a sua casa. Afinal, a sua obra não é apenas um projeto, é um sonho se tornando realidade.

Comece pelo arquiteto. Ele será o responsável por colocar, com segurança, a sua casa no papel de acordo com as suas necessidades, características do terreno e orçamento.

Ele também se preocupará em apresentar soluções que otimizem a utilização de materiais e mão de obra, antecipando problemas que podem ocorrer durante a construção e evitando gastos desnecessários, interrupção ou prolongamento da obra.

Mas, importante! Formalize a contratação do arquiteto em um Contrato de Prestação de Serviços. Este documento deverá estabelecer as funções do profissional (se fará somente o projeto ou se acompanhará toda obra, por exemplo), remuneração e prazos para conclusão do trabalho.

Utilize mão de obra capacitada para a execução da obra: mestre de obraspedreirosserventespintores etc.

Sempre que possível, contrate profissionais que possuam referências ou que você conheça os trabalhos realizados por eles.

4. Estabeleça quanto tempo a Obra vai durar: o Cronograma

O cronograma é o documento que vai detalhar todos os serviços que serão realizados na obra e o tempo para sua conclusão. O seu principal objetivo é organizar as etapas de um projeto em diferentes categorias, facilitando a estimativa de despesas e o cumprimento dos prazos.

Mas lembre-se de criar um cronograma que preveja imprevistos em cada etapa. Por mais cuidado que você tenha, atrasos causados pelo clima ou problemas com mão de obra, por exemplo, podem ocorrer.

5. Pesquise Quais são os Documentos Necessários para Legalizar a sua Obra: a Documentação necessária

Essa é uma etapa que pode exigir muito da sua paciência, já que envolverá muitas idas e vindas à Prefeitura Municipal e cartórios.

Uma forma de você se antecipar e poupar tempo é realiza-la antes do início das obras. Vá até a prefeitura da sua cidade, informe-se sobre as normas de construção no local escolhido e sobre as licenças e alvarás necessários.

E aí, pronto para começar!?

Você já tem o terreno, contratou o arquiteto e está com o projeto prontinho, detalhado e orçado… Se seguir o que foi planejado e colocar em prática os passos acima, vai conseguir realizar o seu sonho sem encontrar muitos problemas pelo caminho.

A próxima fase, então, será partir para ação e comprar os materiais para iniciar a construção da sua casa. Aqui na Wermar, temos tudo o que você precisa para cada etapa da sua obra. Não deixe de nos fazer uma visita e aproveitar nossas ofertas!

Gostou das informações deste post? Que tal conferir outras dicas em nosso canal do Youtube e se inspirar no nosso mural do Pinterest? Tem sempre coisa boa por lá!  

Quer receber mais dicas como essa por e-mail? Inscreva-se aqui e fique por dentro das nossas novidades.

Materiais de Construção