7 Dicas infalíveis para você mesmo Pintar a sua Parede

Categoria: Tintas

Agora que você está mais tempo dentro de casa já deve ter pensando em ideias para renovar seu ambiente. Uma das mudanças mais fáceis e rápidas é mudar a cor de uma parede. E o melhor! Você pode fazer isso você mesmo!

Comece com uma parede pequena, se arrisque, faça algo novo! Depois quem sabe, com experiência e confiança, você pode mudar a cor da casa toda.

Veja o passo-a-passo e depois compartilhe com a gente seus resultados!

1. Escolha a cor

O impacto da cor dentro de um ambiente é enorme e pode influenciar até mesmo no seu astral. Por isso, dedique algum tempo nessa etapa. Clique aqui e busque inspiração no nosso Pinterest. É uma ótima maneira de descobrir quais são os tons que você mais gosta.

Depois disso, leve em consideração o ambiente que você vai pintar.

Quartos e outras áreas de descanso ficam bem com cores frias que acalmam e ajudam descansar.

Já cores quentes ficam muito bem em cozinhas, áreas de lazer e espaços de diversão.

Considere também a influência da iluminação sobre a cor que você quer usar. Lâmpadas brancas acedem e clareiam os tons, já as lâmpadas amarelas tornam as cores mais intensas e quentes.

Depois de já ter um tom em mente, você pode usar a tecnologia para te ajudar a escolher a cor. Baixe o aplicativo Coral Visualizer, com ele você simula a cor no seu ambiente. Fica muito mais fácil, né?

2. Escolha o acabamento da tinta

Com a cor escolhida, vem outra dúvida: qual acabamento usar? Super lavável, acabamento de seda, acrílica premium… cada um é indicado para uma necessidade específica. Assista ao nosso vídeo sobre tintas e veja como é fácil escolher a melhor para você. Clique aqui e compre a tinta escolhida.

Agora, se você ainda tiver dúvidas, use o Teste Fácil da Coral. É um rolinho com 30ml da tinta que você escolher. Sem dúvidas, a melhor forma de acertar no tom que você quer. Disponível para compra aqui no nosso site.

3. Organize a lista de materiais necessários para a pintura

4. Organize a área a ser pintada

  • Se possível, retire os móveis e objetos de decoração do ambiente. Se não for possível, cubra tudo com capas plásticas;
  • Retire os quadros das paredes;
  • Com a fita crepe, cubra interruptores, tomadas, batentes de porta e janelas, rodapés, fechaduras e tudo mais que você não quer pintar;
  • Coloque plástico ou pano cobrindo todo o chão da área que você vai pintar para proteger de gotas de tinta que sempre caem;
  • Tire o pó das paredes;
  • Se houver imperfeições ou pregos e parafusos que você não vai usar mais, cubra com argamassa e depois use uma lixa para deixar a parede bem lisinha.

5. Comece a pintar

  • Abra a lata de tinta e use o misturador para mexer na tinta que está parada há um tempo ali;
  • Coloque um pouco de tinta na bandeja;
  • Use o pincel e comece a pintar 10 cm da parede a partir da área protegida pela fica crepe. Passe o pincel por cima da fita crepe;
  • Use o rolo para preencher o restante da parede;
  • DICA EXTRA: ao usar o rolo faça movimentos diagonais. Assim o acabamento fica mais uniforme evitando ranhuras.
  • Não encharque muito o pincel e o rolo. Esse é o segredo para um acabamento suave;
  • Espere secar. Confira o resultado e passe a segunda demão de tinta;
  • Caso a sua mudança de cor seja muito grande, será necessário aplicar uma terceira demão.

6. Retire a fita crepe

Aqui tem mais um segredo: não espere a tinta secar totalmente para retirar a fita crepe porque você corre o risco de retirar um pedaço inteiro de tinta junto com a fita.

Retire a fita com cuidado e se a tinta lascar, não tem problema. Use o pincel para retocar.

7. Efeito UAU!

Essa é a melhor parte, conferir a parede que você mesmo pintou. Agora é só usar a decoração e curtir o seu espaço renovado.

É sempre muito bom usar o nosso tempo para aprender algo novo e investir no local que a gente mais ama: a nossa casa.

Compartilhe seus resultados com a gente. Marque-nos nas redes sociais e deixe a gente conhecer todo o seu talento. Quem sabe na próxima parede, você não se arrisca mais, hein?

Quer receber mais dicas como essa por e-mail? Inscreva-se aqui e fique por dentro das nossas novidades.

Tintas e Acessórios