7 Dicas Para Economizar Na Sua Obra Ou Reforma

Categoria: Dicas de construção

Se você está pensando em construir ou reformar, temos uma boa notícia: começar uma obra do zero ou partir para aquela tão desejada reforma na sua casa não precisa ser difícil, estressante ou extrapolar o seu orçamento.

Seguindo estas 7 dicas práticas e eficientes você vai evitar que a sua obra vire uma tremenda dor de cabeça, vai conseguir economizar e realizá-la dentro do prazo planejado. Vamos lá?

1. Planeje todas as etapas da obra

Planejar pode até parecer óbvio, mas tem muita gente que começa uma obra sem saber tudo o que quer fazer, gastando mais do que poderia e demorando mais do que gostaria para construir ou reformar.

Portanto, antes de começar qualquer obra ou reforma, faça um bom planejamento e coloque tudo no papel: o que será feito, materiais necessários, mão de obra a ser utilizada e tudo o mais que possa influenciar o trabalho.

Divida o processo em etapas, porque assim você conseguirá controlar o gasto de tempo e dinheiro em cada parte da obra.E se alguma coisa estiver fora do planejado, vai conseguir identificar com mais facilidade e fazer os ajustes necessários.

2. Tenha um bom projeto

A não ser que você vá fazer apenas uma pequena reforma, aposte na contratação de um engenheiro ou arquiteto.

Além de garantir a segurança da sua obra, este profissional tem o conhecimento necessário para propor as melhores soluções, inclusive opções mais econômicas que possam se adequar ao seu orçamento.

3. Escolha a mão de obra com cuidado

Escolher os pedreiros, pintores, eletricistas, enfim, todos os profissionais que estarão executando o seu projeto é uma etapa delicada e importante. Pesquise bastante, pegue referências e diferentes orçamentos, mas não foque apenas no valor.

Procure contar, sempre, com mão de obra qualificada. Muitas vezes, o profissional “quebra galho” pode até funcionar para serviços menores, mas quando falamos de uma reforma maior e complexa, ou de uma obra que exige um pouco mais de atenção, até por questão de segurança, contar com profissionais experientes é fundamental.

4. Faça um orçamento detalhado dos materiais

Planejar bem a compra de materiais é uma das melhores formas de economizar na obra ou na reforma. Uma dica legal é procurar comprar todos os itens na mesma loja de materiais de construção. 

Assim, você tem mais chances de conseguir um bom desconto ou um prazo maior para pagamento.Aqui na Wermar, você pode entregar, em uma das nossas lojas, o projeto da sua obra ou reforma e receber um orçamento total de materiais.

E lembre-se de considerar 15 a 20% a mais no seu orçamento para os imprevistos. Por menor que eles sejam e por mais que um bom planejamento consiga minimizá-los, pode ter certeza, eles vão acontecer.

5. Defina um cronograma para sua obra ou reforma

O tempo de uma obra é valioso, afinal de contas ele pode representar mais despesas com mão de obra, aluguel de equipamentos etc. Por isso, faça um cronograma de cada etapa da sua obra com a ajuda do engenheiro ou arquiteto contratado, alinhando suas expectativas a prazos possíveis de serem cumpridos.

6. Compre materiais de qualidade

Ao contrário do que muitos pensam, investir em materiais de qualidade é uma forma de economizar a médio e longo prazos. Sabe aquela famosa frase “o barato pode sair caro”? Ela se aplica perfeitamente aqui.

Quando você compra materiais considerando somente o preço sem levar em conta a qualidade, corre o riso de ter que trocá-los em pouco tempo. Ou seja, terá que gastar mais para comprar novos itens e, ainda, para contratar a mão de obra que vai substitui-los.

7. Cuidado com os acabamentos

Os materiais utilizados no acabamento da obra ou da reforma, como vasos sanitários, pias, luminárias, revestimentos etc, são os que têm maior variação de preço. E com tantas opções lindas fica fácil se perder nesta etapa do projeto.

Mas mesmo que seja preciso abrir mão de um item top de linha em função do seu orçamento, ainda é possível optar por produtos que aliam beleza e qualidade a valores acessíveis.A dica é ficar de olho nas promoções desde o início da sua obra.

Mesmo que a fase de acabamento ainda esteja longe, já sabendo quais modelos você vai utilizar, você pode garantir preços melhores na compra destes itens.

Do início ao final do seu projeto, você encontra tudo o que precisa para construir ou reformar no site da Wermar.  

E se você correr, ainda consegue aproveitar as super promoções do Festival Construir e Reformar Wermar.

Materiais de Construção