Conheça o passo a passo para colocar o seu piso sem errar

Categoria: Dicas de construção

O piso é um dos primeiros materiais a ser colocado na fase de acabamentos de uma obra. Ele é a base da identidade visual do seu projeto e pode trazer uma personalidade única para o ambiente onde está instalado.

Atualmente, existe uma grande variedade de tipos, cores e tamanhos deste revestimento. Aqui, queremos destacar o porcelanato e outros pisos cerâmicos. Eles dão um ar de modernidade e se encaixam bem com diferentes estilos de decoração, além de serem práticos e muito funcionais.

E para garantir que você consiga ter o resultado que imaginou quando for instalá-lo, vamos te explicar o passo a passo do assentamento. Seguindo este guia e sabendo o que deve ser observado em cada uma das etapas, garantimos: o seu piso vai ficar lindo!

Vamos lá?

1º Passo: Providenciar todos os materiais necessários

Antes de começar o trabalho, faça junto com o profissional contratado uma lista de todo o material que será usado, nas quantidades necessárias, e providencie-o antes de iniciar a colocação do piso.

Para o assentamento, ou seja, para a colocação do piso no lugar, você precisará, basicamente, de argamassa, rejunte, recipientes para misturar a argamassa, cortador de pisomartelo de borracha desempenadeira.

E para o nivelamento do piso, de cunha, espaçadores e alicate para aplicação.

2º Passo: Preparar a superfície onde o piso será colocado

Se a superfície que irá receber o piso estiver desnivelada ou irregular, as peças podem ficar soltas ou ocas, trincando com facilidade. Por isso, tão importante quanto o piso, é o contrapiso.

O contrapiso é uma camada de 3 a 5cm feita de concreto ou argamassa que regulariza e nivela o piso antes da aplicação do revestimento definitivo. Ele, também, proporciona o caimento necessário para os diversos usos dos ambientes e complementa o isolamento acústico ou térmico.

Para o contrapiso feito com cimento e areia, utilize a proporção 1:4. Já para os que usam a argamassa industrializada, é só adicionar água de acordo com as orientações do fabricante.

Com o contrapiso pronto, é só esperar 14 dias para iniciar a colocação do piso. E não deixe de molhá-lo um vez por dia para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície.

Atenção! Para ambientes que tenham água, como banheiros, áreas de serviço, cozinhas e varandas, faça a impermeabilização antes de começar o contrapiso ou já utilize uma argamassa impermeabilizante.

3º Passo: Simular o layout desejado

Antes de iniciar a colocação do piso, é importante planejar a disposição dele no ambiente. Você pode simular o layout desejado, posicionando algumas peças no contrapiso para verificar o efeito visual que elas irão causar após sua aplicação.

Lembre-se que o sentido do assentamento do piso é sempre do fundo do cômodo para a porta. Assim, ninguém pisa nas peças durante a instalação.

O profissional deverá seguir, também, as setas indicativas de assentamento que ficam atrás da peça. Elas ajudarão a definir a posição em que uma deverá ser colocada em relação à outra.

Leve em conta não só a área completa, mas também detalhes da arquitetura do ambiente, como pontos de água e energia, e da decoração, como onde ficarão os móveis. Com isso, você consegue aproveitar melhor as peças e deixar os recortes para locais predeterminados.

E confira cada placa antes da instalação, separando as que apresentarem alguma imperfeição. São elas que você usará para os recortes ou ficarão escondidas embaixo de móveis.

4º Passo: Aplicar a argamassa

A argamassa é o que “cola” a peça no contrapiso.  Para saber como prepará-la, é só seguir a indicação do fabricante na embalagem do produto.

Primeiro, você deve passar a argamassa no contrapiso usando o lado liso de uma desempenadeira dentada. E, depois, usando o lado dentado da ferramenta, faça sulcos (ondas) paralelos.

Para pisos maiores que 30x30cm, aplique a argamassa em camada dupla. Ou seja, além de aplicá-la no contrapiso, você deve repetir o mesmo procedimento na parte de trás da peça.

Atenção! Existem vários tipos de argamassa no mercado. Use o produto específico para porcelanatos e tipos cerâmicos e para o ambiente em que ela será aplicada: interno ou externo.

5º Passo: Colocar o porcelanato ou piso cerâmico no lugar

Depois da argamassa já aplicada, coloque cada a peça no lugar, fazendo movimentos leves até que cheguem no ponto certo.

Para que elas fiquem todas no mesmo nível, use os espaçadores. A base dele ficará embaixo da placa e seu corpo rente à borda do porcelanato ou piso cerâmico. É necessário distribuí-los para que eles fiquem cerca de 45cm distantes um do outro e 10cm distantes do final da placa.

Vá encaixando as cunhas nos espaçadores e apertando-as com o alicateconforme for assentando as peças.

Após 72 horas, bata com cuidado na lateral do espaçador, utilizando o martelo de borracha. Isso fará com que ele quebre ao meio. Então, retire-o da cunha. A base espaçador ficará incorporada ao piso e seu corpo pode ser descartado.

6º Passo: Rejuntar

Para garantir um bom acabamento e para que o seu piso não trinque ou solte, fique atento ao rejunte que será usado. Ele é tão importante quanto o piso escolhido, porque além de vedar e impedir infiltrações, vai evitar fissuras no revestimento.

Para cada tipo de piso, existe uma espessura ideal. Muitas pessoas preferem um rejunte fininho, que é lindo, mas indicado apenas para porcelanatos retificados. Se você não quiser ter dores de cabeça no futuro, observe e siga as orientações do fabricante.

A cor do rejunte varia e você poderá escolhê-la de acordo com o estilo que quer dar ao ambiente. Ela poderá ser da mesma tonalidade do piso ou contrastar com a superfície.

 

Atenção! Espere o tempo de secagem da argamassa que colou o piso antes de rejuntá-lo, o que pode variar de 6 a 72 horas dependendo do produto escolhido. Mas quando começar, rejunte toda a área de uma vez só. As variações do clima podem interferir na secagem do produto e no resultado final.

Depois do rejunte, é só esperar 72 horas e o seu piso estará livre para circulação.

Viu como colocar pisos não é tão complicado como parece? Se você seguir os cuidados acima, respeitar a ordem e o tempo das etapas e observar as orientações das embalagens dos produtos, certamente terá bons resultados.

E pra você já ir se planejando, entre no nosso site. Temos pisos lindos por lá, além de todo o material necessário para começar o seu assentamento. Você vai adorar!

 

Pisos e Revestimentos