Descubra por que o porcelanato é o piso ideal para a sua cozinha

Categoria: Dicas de construção

Você já deve ter ouvido falar que a cozinha é o coração da casa. Seu papel vai muito além de ser apenas o local para preparar refeições... Ela passou a ser o ponto de encontro da família e amigos, tornando-se um dos principais cômodos da casa.

E com tudo o que se passa na cozinha de hoje, é fundamental pensar não só na beleza do mobiliário e dos eletrodomésticos. Escolher o melhor piso para ela é uma decisão muito importante na hora de projetar o seu espaço. Afinal, o piso da cozinha receberá um grande fluxo de pessoas e estará em contanto constante com água, fumaça, gordura etc.

Mas é claro que isso não significa que ele não possa ser bonito também! Você pode aliar qualidade, funcionalidade e design com um tipo de piso que ganhou a preferência de arquitetos, designers de exteriores e de todos que já vivem a experiência de usá-lo em interiores: o porcelanato.

Quer saber por quê? Continua com a gente e descubra as muitas vantagens do porcelanato para a cozinha.

Resistência à água

Uma grande vantagem do porcelanato é que ele não absorve quase nada de líquidos. E se tratando de cozinha, que é um local onde o derramamento de água vai ser frequente, esta característica é um grande benefício.

Durabilidade

O piso não é um objeto de decoração que você pode mudar toda hora, ele vai te acompanhar durante um bom tempo. Por isso, é tão importante que você considere a durabilidade como um de seus critérios de escolha.

E o porcelanato é uma das opções mais duráveis do mercado. O seu processo de fabricação utilizando outros materiais além da argila e a queima em temperaturas que chegam a 1200 ºC, conferem uma resistência única ao produto. Em outras palavras, o porcelanato é feito para suportar peso, aguentar calor, frio e para molhar, sempre que necessário.

Facilidade de Limpeza

Verifique sempre, na descrição do produto no site ou com o vendedor, a indicação de local de uso do porcelanato. Quando você escolhe o tipo adequado para cozinhas, a limpeza é rápida e fácil. Basta varrê-lo com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar e passar um pano úmido com detergente ou sabão neutro diluído em água. Depois é só secar com um pano seco e o seu piso estará novinho em folha e sem manchas.

Custo x Benefício

O porcelanato é um dos pisos com o melhor custo-benefício do mercado. Você encontrará modelos lindos e acessíveis a partir de 40 reais o metro quadrado e opções mais sofisticadas que podem chegar a quase 200 reais. A escolha dependerá do seu gosto pessoal e do seu orçamento.

E ele ainda é fácil de instalar! Como suas peças costumam ter tamanho maiores, o trabalho de assentamento é muito rápido, demandando menos do seu orçamento com mão de obra.

Ele já vem pronto para usar  

Diferente de outros tipos de piso que precisam ser tratados e/ou impermeabilizados para serem colocados na cozinha, o porcelanato já vem prontinho! É só contratar um bom profissional para fazer o assentamento e aproveitar todos os seus benefícios.

Versatilidade   

Existe uma infinidade de cores, texturas e acabamentos de porcelanatos. Além disso, só ele consegue reproduzir, com tanta beleza e qualidade, diferentes superfícies como madeira, cimento, ladrilho hidráulico, mármore etc. Basta escolher uma boa combinação que reflita os seus gostos e harmonizar com os mobiliários e objetos que serão colocados na sua cozinha.

E se você ainda está em dúvidas sobre a obra ou reforma da sua cozinha, separamos algumas ideias para te ajudar. Todas elas usam o porcelanato, aliando a sua funcionalidade às diferentes possibilidades que este piso oferece. Vamos conferir e escolher o estilo que mais combina com você?

COZINHA MODERNA

Se você adora cozinhas mais modernas, aposte nos porcelanatos que reproduzem os cimentícios. Eles são uma tendência que veio para ficar e ficam ótimos em diferentes projetos, combinando super bem com os metais e a madeira.

Ou, então, use o porcelanato liso como uma base mais neutra para ousar nas cores dos mobiliários, criando um ambiente alegre e moderno.

COZINHA RETRÔ

Se você é fã de uma atmosfera mais retrô, invista nos porcelanatos que reproduzem os ladrilhos hidráulicos. Eles podem ser usados no piso todo, delimitando um espaço e até em uma parte da parede.

 

COZINHA SOFISTICADA

Quem não abre mão da sofisticação em nenhum cômodo da casa, com certeza preferirá os porcelanatos que lembram as pedras nobres, como os diferentes tipos de mármore.

Outra forma de você sofisticar o ambiente é usar os porcelanatos de grandes formatos ou os escuros.

COZINHA ACONCHEGANTE

Para deixar a cozinha mais aconchegante, uma boa pedida é o porcelanato que reproduz a madeira. Atualmente, já existem várias opções de tons e formatos deste material para você harmonizar com a decoração do restante do ambiente. E ele acaba servindo como uma boa base para diferentes estilos, do mais clean até o industrial.

E você sabia que alguns modelos podem ser usados também nas paredes e bancadas? É uma ideia simples e que funciona super bem para deixar a sua cozinha diferente e mais elegante. Além, é claro, de trazer a facilidade de limpeza que só o porcelanato oferece.

Qual é o melhor Tipo de Porcelanato Para Cozinha?

Os porcelanatos acetinados e esmaltados são os tipos mais indicados para cozinhas, pois têm menos porosidade, disfarçando as sujeiras e facilitando a limpeza.

Os polidos, que são os modelos que têm um brilho mais intenso, podem ser usados, mas com cautela. Como eles apresentam uma textura mais lisa e, com isso, escorregam mais, é melhor evitá-los se tiver crianças ou idosos em casa.

Com relação ao tamanho, aposte nos porcelanatos de grande formato para as cozinhas maiores. Você encontrará modelos em placas quadradas de 90 x 90 cm ou em formato retangular em torno de 60 x 120 cm, que deixarão a sua cozinha mais elegante. Além disso, menos peças serão necessárias, exigindo menos rejunte e gerando poucos recortes.

Se a sua cozinha é pequena, tente utilizar um tamanho de piso que não dê muitos recortes, calculando a dimensão do ambiente e a quantidade necessária de peças. E dê preferência aos porcelanatos com cores neutras e claras, eles vão ampliar visualmente o ambiente.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil escolher o porcelanato para a sua cozinha, não é mesmo? Agora, acesse o site da Wermar e encontre os melhores modelos de porcelanato. Aproveite e dê uma olhadinha, também, nas torneiras e acessórios para deixar a sua cozinha nova ainda mais linda!

Cozinha e Área de Serviço