Ferramentas: o kit básico que todo mundo precisa ter em casa

Categoria: Dicas de construção

O post de hoje começa com um desafio: que tal aproveitar o seu tempo em casa para fazer pequenos consertos por conta própria? Você pode ajeitar aquela gaveta que vive caindo, a porta do armário que está fora do trilho ou até mudar um pouco a sua decoração, trocando prateleiras de lugar e pendurado os quadros que estão guardados.

E se você acha que, sozinho, não consegue realizar estes reparos, temos uma boa notícia: isso é bem mais fácil do que você imagina. Para começar, a primeira coisa que você deve fazer é montar o seu “kit de sobrevivência”. Você precisa ter em casa algumas ferramentas básicas que vão te ajudar nestas tarefas.

Mas quais são as ferramentas que todo mundo deve ter em casa? Pensando nisso, preparamos uma seleção dos itens que se você ainda não tem, deve correr para providenciar. Vamos lá?

1. ALICATE

Começamos a lista com a ferramenta mais básica de todas, o alicate. Ele é muito útil e servirá para diferentes funções: encapar e desencapar fios, segurar algo com mais firmeza, fixar peças, prender e travar, desapertar parafusos, etc.

Existem várias opções e modelos de alicate, como alicate de bico, de corte, de pressão… Mas se você tiver que optar por um modelo, escolha o Alicate Universal com isolamento elétrico no cabo. Como o próprio nome sugere, ele é o mais versátil de todos.

2. CHAVES DE FENDAS

As chaves de fendas comuns e as chaves Philips não podem faltar na hora de montar o seu kit. Isto porque a maior parte dos parafusos só pode ser apertada com uma destas chaves.

A diferença entre elas está na ponta. A chave Phillips tem a ponta em forma de estrela e, embora não seja tão conhecida como a de fenda, serve para inúmeras situações. Muitos móveis, eletrodomésticos e eletrônicos utilizam parafusos de cabeça estrela e a chave Philips será muito útil para colocá-los ou removê-los.

O ideal é ter os dois modelos de chave em diferentes tamanhos, como jogo de  6 peças ou neste de 7 peças da Tramontina. Assim, você terá mais opções para resolver situações do dia a dia que possam ocorrer.

3. MARTELO

Ah, e o martelo!? Não tem como ele ficar de fora dessa lista e você vai entender agora o porquê.

O martelo servirá para você pregar desde pregos pequenos até os maiores. Aliás, esta é a principal função dele. Mas além disso, se você optar pelo martelo unha, que possui maior número de funções, também poderá utilizá-lo para arrancar pregos ou abrir caixas de madeira.

O martelo unha é composto por um cabo que, em geral, é feito de madeira e uma cabeça em metal. A cabeça de um lado possui um martelo e de outro uma espécie de unha com uma fenda que serve para arrancar pregos.

Muitas pessoas acham que martelo bom é martelo grande… Mas nem sempre é assim. Para usar em casa, prefira um modelo de tamanho médio e mais leve. Uma ótima opção é este martelo da Tramontina, com cabo de 30cm e cabeça de 23mm.

4. FURADEIRA

Uma das ferramentas mais importantes na hora de montar o seu kit é a furadeira. Ela será essencial para te ajudar em trabalhos manuais de decoração e instalação.

Para escolher o modelo ideal, a primeira coisa que você deve pensar é se deseja uma furadeira que tenha a função somente de furar ou se prefere ter uma mais completa, como esta da Tramontina, que também é parafusadeira.

 

A vantagem da furadeira/parafusadeira em uma única ferramenta é que você acaba tendo mais opções de utilização. Ela poderá servir, por exemplo, para colocar prateleiras, quadros e espelhos. Ou, ainda, para consertar gavetas caindo ou portas de armário que não fecham.

Nos primeiros casos, as duas funções serão necessárias: furadeira para furar o local onde o item será preso e parafusadeira para colocar os parafusos que irão fixá-lo. Já nos dois últimos, você utilizará somente a parafusadeira para apertar os parafusos das corrediças das gavetas ou das dobradiças das portas do armário.

5. JOGO DE CHAVES COMBINADAS

As chaves combinadas são uma mistura de chave de roda com chave de boca e servem para apertar e afrouxar parafusos ou porcas com perfil quadrado ou sextavado.

Elas são de grande utilidade na hora de resolver problemas hidráulicos, montar determinadas instalações e até fazer pequenos consertos no seu carro. Com este jogo de chaves combinada Tramontina, você consegue ter diferentes tamanhos para serem usados em parafusos e porcas variados.

6. ACESSÓRIOS

Além dessas ferramentas básicas, tenha sempre em casa:

7. CAIXA DE FERRAMENTAS

Agora que você já conhece as ferramentas e acessórios que não podem faltar no seu kit, precisará de algo para armazená-los. Uma caixa de ferramentas resistente e com divisórias para organizá-las ajudará você a encontra-las quando precisar delas, além de protegê-las contra danos.

Se você ainda não tem todos estes itens em casa, está na hora de providencia-los. Aproveite as nossas dicas, entre agora no nosso site e comece já a montar o seu kit de sobrevivência.

Precisa tirar alguma dúvida com a nossa equipe? Entre em contato com a gente por e-mail: gerenciafilial@wermar.com.br ou dwa@wermar.com.br.

No nosso canal do Youtube, você também vai encontrar tutoriais práticos para fazer pequenos consertos por conta própria. E ainda pode se inspirar no nosso mural do Pinterest. Tem sempre novidade por lá!  

Quer receber mais dicas como essa por e-mail? Inscreva-se aqui e fique por dentro das nossas novidades.

Ferramentas