Parede de Cimento Queimado: Aprenda 3 Formas Para Você Mesmo Fazer

Categoria: Dicas de construção

Mais do que um modismo, o cimento queimado já se tornou uma tendência que veio para ficar. E isso não acontece à toa: se antes ele era considerado muito rústico, hoje mostra toda a sua versatilidade, combinando com praticamente todos os estilos de decoração: moderno, industrial, minimalista e até o clássico.

E transformar a sua sala, quarto, cozinha ou qualquer outro ambiente usando uma parede de cimento queimado é mais fácil do que parece e você mesmo pode fazer. Quer saber como? Fica com a gente e veja as 3 formas práticas e rápidas que separamos para criar este efeito na sua parede.

Antes de tudo... Prepare a parede!

Independente da forma que você escolher fazer a sua parede de cimento queimado, verifique se ela está nivelada e prepare-a para receber o material.

Ou seja, caso ela tenha alguma imperfeição, é importante que seja feito o reparo antes de iniciar o trabalho. Para isso, você pode usar uma massa preenchedora como a Repara Paredes da Coral, que está disponível em embalagem maior ou em bisnagas de 330g para cobrir pequenos furos, como os feitos para pendurar quadros, por exemplo. Agora, caso você prefira um efeito bem rústico, não há necessidade de nivelamento da superfície.

Lembre-se de proteger o chão com jornal ou lona para evitar respingos que possam manchá-lo. E vai fazer o cimento queimado em apenas uma parede? Então, proteja as bordas com fita adesiva, colocando-a bem rente ao limite da parede e dos interruptores para não sobrar nenhum pedaço sem o acabamento.

E a parede precisa estar bem limpinha também! Antes de começar o passo a passo, você deve limpá-la com um pano ou esponja úmida para remover poeira, manchas e resíduos. Depois, retire toda a umidade, passando um pano seco.

Dica: o cimento queimado sobressai melhor em paredes brancas. Se a sua parede for de qualquer outra cor, passe pelo menos uma demão de tinta branca antes de aplicar o efeito.

Como fazer uma parede de cimento queimado

Existem várias maneiras de fazer uma parede de cimento queimado. Separamos 3 formas práticas para você: com cimento de verdade, massa corrida e revestimento acrílico. Veja agora o passo a passo de cada uma delas e escolha uma delas para fazer aí na sua casa!

Cimento

Esta é a forma mais tradicional e, podemos também dizer, artesanal de se fazer o efeito cimento queimado. Inclusive, é dela que vem este nome. Ela consiste em “queimar o pó de cimento” ao jogá-lo sobre a argamassa ainda úmida. O processo, junto ao alisamento da superfície, gera o famoso aspecto rústico.

Material Utilizado: Cimento, Areia, Água, Desempenadeira de Aço Arredondada e Recipiente para mistura.

Passo a passo:

1. Misture em um recipiente: cimento e areia. Para cada 1 medida de cimento, acrescente 4 medidas de areia.

2. Em seguida, misture a água aos poucos até obter uma massa homogênea e cremosa.

3. Com a ajuda de uma desempenadeira de aço arredondada, aplique a primeira demão da mistura na parede fazendo movimentos circulares, como se você estivesse limpando um vidro.

4. Deixe secar por 4 horas.

5. Aplique a segunda demão, utilizando a mesma quantidade de cimento, areia e água da primeira e repetindo o mesmo processo.

6. Após aplicar a segunda demão da mistura na parede, será necessário “queimar” o cimento. Ou seja, com a mistura ainda úmida, polvilhe o cimento sobre ela e após a sua absorção, alise a parede com a desempenadeira.

Se você prefere a parede com o efeito fosco, o processo está finalizado. Mas se quiser deixá-la com mais brilho, aplique apenas uma camada fina da Cera Especial Bellinzoni. Deixe-a secar por cerca de 3 minutos e, em seguida, dê o polimento com uma flanela seca, esfregando devagar até conseguir o brilho desejado.

Massa Corrida           

Outra maneira prática e barata de fazer uma parede de cimento queimado é usando uma mistura de massa corrida, água e corante.

Material Utilizado: Massa Corrida Coral, Água, Corante Líquido Preto, Cera Especial para Texturas Bellinzoni, Desempenadeira de Aço Arredondada.

Passo a passo:

1. Misture em um recipiente: massa corrida, água e pigmento (até atingir a cor desejada). Para cada 3 colheres de massa corrida use 100ml de água.

2. Com a ajuda de uma desempenadeira de aço arredondada, aplique a primeira demão da mistura na parede com movimentos circulares e aleatórios.

3. Deixe secar por 24 horas.

4. Aplique a segunda demão, utilizando a mesma quantidade de massa corrida, água e pigmento da primeira e repetindo o mesmo processo.

5. Deixe secar por mais 24 horas, lixe e passe um pano limpo e úmido na parede.

6. Retire as fitas de proteção e para dar um melhor acabamento e proteção para a sua textura, aplique uma camada fina da Cera Especial Bellinzoni.

7. Deixe a cera secar por cerca de 3 minutos e, em seguida, dê o polimento com uma flanela seca, esfregando devagar até conseguir o brilho desejado.

Revestimento Acrílico           

Se você gosta de ser o mais prático possível, aposte nesta opção. O Revestimento Acrílico Quartzolit Cimento Queimado já vem pronto para uso, é só abrir e aplicar. Ele dá o acabamento ideal para quem busca modernidade, sofisticação e beleza em casa.

Com uma embalagem super econômica, um único balde rende até 18m², incluindo as três demãos. E ele ainda está disponível em 3 tons diferentes de cinza para você escolher o que mais combina com o seu ambiente.

Material Utilizado: Revestimento Acrílico Quartzolit Cimento Queimado, Desempenadeira de Aço Arredondada, Lixa 400, Lixa 600

1. Coloque um pouco do produto na desempenadeira de aço arredondada e aplique a primeira demão na parede toda. Deixe-a secar por, no mínimo, 4 horas. Essa demão servirá como base para a aplicação da segunda e terceira de mãos.

2. Passe a segunda demão aplicando em sentidos inversos, ou seja, fazendo movimentos de um lado para o outro e de cima para baixo com a desempenadeira. É assim que você vai criar o efeito de cimento queimado.

3. Espere mais 4 horas e aplique a terceira demão, repetindo os movimentos. É ela que vai dar o acabamento final, realçando o resultado.

Dica: Se você quiser uma superfície mais lisa e com um pouco mais de brilho, lixe a parede entre as demãos. Na primeira e segunda demãos, utilize a lixa 400 e na terceira a lixa 600.

E para realçar ainda mais o brilho, force a desempenadeira sobre a parede na terceira demão até alcançar o aspecto desejado.

Agora que você já sabe como fazer a sua parede de cimento queimado, que tal algumas ideias de como e onde usá-las na sua casa? Confira as inspirações que separamos pra você e crie ambientes maravilhosos:

SALA

Você pode usar a parede para compor um ambiente que mistura o estilo industrial com o aconchego dos materiais com aparência mais natural, apostando na ousadia das luminárias trilho, pendentes aramados e pisos que reproduzem a madeira. Inclua, ainda, objetos coloridos e plantas, o resultado ficará incrível!

Para criar um ambiente clean - e lindo!, os tons neutros como o branco, preto e o próprio cinza, fazem uma combinação moderna e sofisticada com a parede de cimento queimado.

E ela também faz um fundo perfeito para destacar móveis com tons mais vivos e objetos de decoração.

QUARTO

Quem disse que um quarto com a parede de cimento queimado precisa ser frio? Repara como ela combina super bem com o rosa, criando um ambiente delicado e aconchegante, sem perder o toque moderno.

Você pode estender o efeito cimento queimado também para o teto. E o uso de um letreiro neón traz ares urbanos para dentro do quarto. Uma ideia de decoração diferente para os mais descolados!

Seu estilo é mais clássico? Então, o quarto abaixo é perfeito para você. O cimento queimado da parede com a decoração clássica e cores neutras, pouco contrastantes, conferem sofisticação ao ambiente sem deixar de lado o aconchego que ele requer.

COZINHA

Uma cozinha integrada clean, ganha ainda mais sofisticação com a parede de cimento queimado. Complemente a decoração com luminárias pendentes modernas e o resultado final será um ambiente cheio de personalidade.

Cozinhas compactas também podem aproveitar a beleza da parede de cimento queimado, integrando-a com a marcenaria em branco e madeira. As plantas também complementam a decoração, trazendo mais vida ao ambiente.

A parede de cimento queimado pode ser uma opção mais moderna de base neutra para uma cozinha colorida.

BANHEIRO

Parede de cimento queimado + branco + madeira = match perfeito na sala, quarto, cozinha e também no banheiro! Olha este aqui como ficou  lindo e super estiloso aproveitando o melhor desta combinação.

A parede de cimento queimado no banheiro tem sido uma opção cada vez mais utilizada para garantir um ambiente exclusivo e, também, para reduzir os custos do projeto. E se você é fã de um estilo mais rústico, experimente compor a sua decoração com um porcelanato reproduzindo a madeira no piso. O seu banheiro ficará moderno e de extremo bom gosto.

Você pode aproveitar a sua parede de cimento queimado para criar espaços customizados. Invista, também, em espelhos mais modernos e em uma iluminação direcionada para quebrar a sua neutralidade.

Viu como não tem mistério fazer o efeito de cimento queimado? Arrisque-se, divirta-se e arrase na sua parede!

E tudo o que você precisa para começar está aqui, no nossosite. Aproveita e já separa todo o material que você vai precisar.

 

Materiais de Construção