• Televendas:
  • (22) 2525-1750
  • (Seg-Sex 07:30 às 18:00h - Sáb 07:30 às 13:00h)

Porcelanato: 7 respostas para as dúvidas mais comuns

Categoria: Dicas de construção

Esteja você construindo ou reformando, planejar cada detalhe da sua obra é muito importante para que o resultado final saia de acordo com o que imaginou. E a escolha dos revestimentos é uma etapa fundamental para o sucesso do seu projeto. Eles influenciam o conforto, segurança, limpeza e, é claro, a beleza dos ambientes.



Existem diversos tipos disponíveis, mas o porcelanato se tornou a peça-chave para muitos designers e arquitetos. Além de ser um revestimento com qualidade e estética inquestionáveis, ele pode ser usado em diferentes áreas, tanto interna quanto externa.



E para que você saiba escolher o porcelanato ideal, vamos esclarecer as 7 principais dúvidas que aparecem por aqui:



1 - Quais são os tipos e acabamentos do porcelanato?



Existem dois tipos de porcelanatos, o técnico e o esmaltado.



Porcelanato técnico são aquelas peças que não recebem nenhuma camada de esmalte na sua superfície externa. Assim, são conhecidos como "massa toda", onde apenas a "massa" é utilizada, do início ao fim do produto, inclusive em sua superfície. Podem ser utilizados em áreas internas ou até mesmo nas áreas externas, em seu acabamento mais natural (não pode ser utilizado polido em áreas externas devido às características técnicas).



E todo porcelanato que tem uma cor, acabamento ou padronagem diferente é esmaltado. Ou seja, o revestimento recebe uma impressão digital à base de esmalte responsável pelo seu aspecto final: preto, cinza, amadeirados, marmorizados, metalizados, entre tantas outras opções.



Os porcelanatos podem ter 3 tipos de acabamento:




  • Polido, com superfície mais brilhosa, devido ao polimento da peça. Todo porcelanato polido é mais liso e, por isso, este tipo de revestimento é mais indicado para áreas secas como salas, corredores, quartos e paredes.



Porcelanato para cozinha: como escolher a melhor opção? | Porcelanato  acetinado, Porcelanato, Piso para sala



Ele até pode ser usado em outros ambientes da casa, mas é importante lembrar que, em contato com a água, este porcelanato pode se tornar bastante escorregadio. Portanto, se você quiser usá-lo em cozinhas ou banheiros, opte por revestir as paredes com ele e dê preferência a outros tipos de acabamentos para o piso, como o acetinado, por exemplo.



E se for usá-lo em uma sala que tenha contato com áreas externas, como um hall de entrada ou áreas próximas da piscina ou jardim, use um capacho ou tapete para evitar escorregões.




  • Acetinado, que recebe um polimento parcial e acaba tendo um acabamento com brilho mais suave ou fosco. Ele pode, também, ter uma leve textura dependendo do modelo que você escolher e fica ótimo em todos os ambientes internos, inclusive os molhados, varandas e áreas externas cobertas.