Sifão: O Que É e Como Escolher o Modelo Ideal

Categoria: Dicas de construção

O sifão é uma peça essencial para a obra ou reforma de cozinhas, banheiros, áreas gourmet e outros locais que contam com pias ou tanques. É fácil de instalar e se destaca pela funcionalidade, além da variedade de modelos disponíveis no mercado.

Como muitas vezes ele fica escondido, é difícil perceber a sua função, mas o sifão é um dos itens mais importantes para o sistema de drenagem, retendo parte da água dentro do tubo e prevenindo vazamentos, além de evitar que gases e o mau cheiro do esgoto invadam o ambiente.

E para que você conheça mais sobre a função do sifão e saiba como escolher o modelo ideal para a sua casa, continua com a gente e confira o material que preparamos:

O que é sifão

O sifão é uma peça que fica abaixo das pias, tanques e cubas, ligando sua válvula de escoamento, popularmente conhecida como ralo, à tubulação de esgoto da casa. Pode ter o formato tubular, geralmente em S ou em U (modelos em material plástico, brancos ou cromados), ou, ainda, o formato reto, em L, que é o sifão de metal.

A função do sifão é reter a água para prevenir vazamentos e impedir que os gases e o mau cheiro do encanamento retornem para o ambiente, mantendo o ar puro e agradável. Outra vantagem do sifão, é impedir a entrada de pragas pela tubulação, como as temidas baratas.

E para que o sifão funcione perfeitamente, é fundamental que a instalação, o rosqueamento e a sua vedação sejam feitos da forma correta. Para te ajudar, confira o nosso vídeo sobre como trocar sifão de pias e tanques.

Como escolher o sifão

Você vai encontrar diferentes modelos de sifão e para escolher o que mais se adapta às suas necessidades, é importante estar atento a três características importantes:

1. Quantidade de válvulas de escoamento e de saídas para a tubulação

Se houver apenas uma saída de esgoto e a sua pia ou tanque possuir várias válvulas de escoamento, será necessário um modelo com entradas múltiplas, como estes sifões duplo e triplo da Duda.

   

2. Acabamento do sifão

Os sifões de plástico são os mais comuns. Eles podem ser encontrados na versão branca, que são discretos e muito usados em locais onde não ficam aparentes, e, também, na versão cromada. Esta última, junto com os sifões de metal, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Você ainda encontra os sifões cromados e com um design diferenciado, como os articulados, por exemplo. Eles são ideais para ambientes onde a peça ficará exposta, mantendo a harmonia do cômodo.

3. Tipos de sifão

Por fim, defina qual o tipo de sifão é o mais indicado para você: sanfonado, flexível, articulado ou fixo.

Sifão sanfonado

O sifão sanfonado é o tipo mais versátil, pois pode ser flexionado em todas as direções, permitindo alcançar a conexão com o esgoto em qualquer posição.

O uso desse tipo de sifão é indicado para pias de cozinha e banheiro, principalmente em casos em que os pontos da tubulação de esgoto e de água não estão alinhados, sendo necessário o desvio.

Você também encontra o sifão sanfonado com corpo e com copo, como este modelo da Duda. Ele mantém a flexibilidade na instalação, atendendo os pontos fora de alinhamento, e ainda facilita a limpeza, já que o copo pode ser retirado para remoção dos resíduos, evitando o entupimento. É só desrosquear o fundo do copo, fazer a limpeza e rosqueá-lo novamente.

Existe ainda o sifão sanfonado universal, um dos modelos mais usados em função da sua adaptabilidade. Ele vem com um diâmetro de encaixe padrão para válvula (ralo) de cozinha, mas possui borrachas de vedação que podem ser encaixadas à entrada do sifão e se adaptam a outros tamanhos de válvulas, como a de banheiros e tanques, que costumam ser menores.

Além disso, pode ser cortado de acordo com a distância necessária entre a válvula e a rede de esgoto e ainda permite que o tubo seja moldado para fazer a sifonagem desejada na hora da instalação.

Sifão flexível

O sifão flexível é conhecido pela sua maleabilidade. Feito de materiais flexíveis, ele possui curvatura única e também permite que desalinhamentos entre as tubulações sejam corrigidos.

Sifão articulado

O sifão articulado é rígido, geralmente de metal, e oferece ajuste no posicionamento para corrigir pequenos desalinhamentos, mas não é tão flexível como o tipo sanfonado.

 

Sifão fixo

O sifão fixo geralmente é de metal, rígido, possui um tubo reto e dispensa a curvatura, pois vem com o copo que já faz a sifonagem. Esse modelo permite regular a altura e o encaixe, mas não corrige desalinhamentos entre a válvula e o esgoto.

Por ter um design mais interessante, esse tipo de sifão é indicado principalmente para banheiros que não contam com gabinete (armário instalado embaixo da pia ou bancada), em que a peça fica totalmente aparente.

Como fazer a manutenção do sifão                

Para aumentar a durabilidade do seu sifão e prevenir futuros problemas como entupimentos e mau cheiro, é importante realizar uma manutenção preventiva. Para isso, basta jogar 5 litros de água fervente com detergente no ralo da pia pelo menos uma vez por mês.

Mas, importante! Não jogue água fria logo após a água fervente, isso pode causar o aparecimento de trincas e vazamentos nos canos. Realize este procedimento sempre durante a noite, quando a pia não será mais usada e o encanamento poderá esfriar naturalmente.

Onde comprar o seu sifão

No site da Wermar, você encontra diferentes modelos de sifão, além de torneiras, pias e cubas para deixar a sua cozinha e banheiro sempre lindos e funcionais. Clique aqui e já comece a separar todos os seus itens! 

Materiais Hidráulicos