Tijolos por metro quadrado: aprenda a calcular do jeito certo

Categoria: Dicas de construção

Na hora de reformar ou construir, tão importante quanto ter um bom projeto e contratar mão de obra qualificada para executá-lo, é conhecer e saber calcular os materiais que serão utilizados.

E uma das dúvidas mais comuns que surgem na hora de comprar os materiais e começar uma obra é: Quantos tijolos por metro quadrado eu vou usar?

Saber fazer este cálculo não precisa e nem deve ser uma informação exclusiva do arquiteto, engenheiro ou pedreiro contratado. Conhecer alguns aspectos importantes e comuns a qualquer obra vai te ajudar a acompanhá-la melhor e a economizar.

Por isso, queremos te mostrar, de forma prática, como calcular a quantidade de tijolos por metro quadrado. E, mais do que isso, vamos te dar um passo a passo para chegar a quantidade total de tijolos para a sua obra.  

✅​ Passo 1: Calcular a quantidade de tijolos por metro quadrado de parede

Meça a área do tijolo (altura x comprimento) e considere mais 1cm em cada uma dessas medidas para a argamassa. Em seguida, você divide 1m2 pela área de cada tijolo. O resultado desse cálculo será a quantidade de tijolos necessários por metro quadrado!

Na prática: Vamos supor que você escolheu usar o tijolo de barro grande de 8 furos, com 19 (altura) x 29cm (comprimento). Considerando mais 1 cm para a argamassa, a medida final será de 20 x 30cm.

Em primeiro lugar, você precisa transformar os centímetros em metros. Como sabemos que 1m = 100cm, basta dividir a altura e o comprimento por 100 e chegaremos a 0,20m x 0,30m. A medida do tijolo em metro quadrado será o resultado desta multiplicação, ou seja:

0,20m x 0,30m = 0,06m²

Isso quer dizer que 1 tijolo cobre 0,06m² de parede.

Agora, vamos descobrir quantos tijolos serão necessários para cobrir 1m² de parede:

1m²/0,06m² = 16,66 tijolos

Ou seja, para 1m² de levantamento de parede, você precisará de 16,66 tijolos.

✅​ Passo 2: Calcular a área das paredes que serão construídas

O segundo passo é descobrir a área das paredes da sua obra. Aqui, você deve encontrar o perímetro das paredes, multiplicando pela altura do pé direito. Além disso, também é preciso descontar a área das janelas e portas.

Na prática: Considere que você vá construir um quarto simples de 4m por 4m, pé direito de 2,70m, uma janela de 1m por 1m e uma porta de 0,90m por 2,10m.

Comece encontrando a área linear das paredes, multiplicando o perímetro pela altura do pé direito: 

Perímetro das paredes (4 paredes de 4m cada) = 16m

Pé direito: 2,70m

Área das paredes = 16m x 2,70m = 43,20m²

Agora, calcule a área ocupada pela janela e a porta:

Janela: 1m x 1m = 1m²

Porta: 0,90m x 2,10m = 1,89 m²

Total: 1m² (janela) + 1,89m² (porta) = 2,89m²

E descontando a área da janela e da porta da área total das paredes, você chegará à quantidade de metros quadrados de paredes que serão levantadas:

43,20m² (paredes) – 2,89m² (janela e porta) = 40,31m²

✅​ Passo 3: Calcular a quantidade total de tijolos que serão usados na construção

Sabendo a área total das paredes que serão construídas e quantos tijolos são necessários por metro quadrado, fica fácil chegar a quantidade final de tijolos. Basta multiplicar um resultado pelo outro:

40,31m² (área total de paredes do quarto) x 16,66 (nº de tijolos por m²) = 671,56 tijolos

Ou seja, arredondando, você precisará de 672 tijolos para construir este quarto de 4 x 4m.

Mas, importante! Erros humanos são comuns em qualquer obra. Por exemplo, os pedreiros podem deixar cair alguns tijolos, outros podem ser quebrados no tamanho errado para fazer ajustes, etc. Portanto, considere, sempre, uma margem de sobra, comprando 10% a mais que a quantidade total de tijolos obtida com o cálculo acima.

Agora que você já sabe como calcular a quantidade de tijolos para a sua obra, confira as diferentes opções no nosso site ou em uma de nossas lojas.

Além de tijolos e blocos, a Wermar tem tudo o que você precisa para construir ou reformar com preços e condições de pagamento especiais.

 

Materiais de Construção