Veja como Iluminar a Sua Cozinha do Jeito Certo

Categoria: Iluminação

Uma boa iluminação faz muita diferença em qualquer ambiente. Ela complementa a decoração e, mais do que isso, facilita a realização das tarefas do dia a dia. E para a cozinha este cuidado não deve ser diferente.

Seja para preparar refeições rápidas ou jantares especiais, a cozinha passou a ser o ponto de encontro de família e amigos, tornando-se uma das partes preferidas da casa. E um espaço multifuncional como esse deve e merece ter uma iluminação que consiga acomodar sua grande variedade de funções.

Ao planejar a iluminação de uma cozinha, pense nisso como o preparo de uma receita, adicionando ingredientes passo a passo. Comece pela iluminação geral do ambiente, com uma luz branca que ilumina o chão e as paredes para que você possa entrar, sair e circular facilmente pelo cômodo.

Em seguida, adicione a iluminação de tarefas. Pergunte a si mesma o que você faz neste ambiente e onde precisa de feixes de luz focados e mais fortes para facilitar a realização dessas atividades.

E, finalmente, adicione a iluminação de destaque. Ela vai dar o toque final, evidenciando pontos estratégicos da sua decoração e criando uma cozinha mais interessante e cheia de personalidade.

Seguindo essas três etapas, você terá o nível certo de iluminação para os vários usos da cozinha, evitará sombras em áreas de trabalho e obterá o máximo de sua funcionalidade.

Parece complicado? Fica tranquila que vamos te ajudar em cada uma dessas etapas.

 

Iluminação Geral do Ambiente

É a camada base, ou seja, a iluminação que se origina do teto e fornece uma luz mais homogênea por todo o ambiente. E quando falamos em iluminação geral da cozinha, os plafons e os painéis de LEDsão uma ótima escolha. Eles possuem um design mais minimalista e iluminam de uma maneira mais sutil e uniforme.

Os dois tipos de luminária são encontrados em diversos formatos, tamanhos e podem ser de sobrepor ou de embutir. Você pode optar por uma peça maior e usá-la sozinha e centralizada no teto ou, ainda, escolher modelos menores distribuindo-os pelo espaço.

Os modelos lineares de painéise as luminárias led lineares são excelentes opções para uma boa distribuição da iluminação por todo o ambiente.

As luminárias trilho são uma alternativa interessante, moderna e cada vez mais adotada para cozinhas. Mas para garantir uma iluminação geral eficiente, sem a criação de pontos de sombra, elas devem estar associadas a um painel de LED.

Neste caso, escolha painéis com lâmpadas frias entre 6.000 e 6.500K e trilho com lâmpadas amareladas mais quentes, entre 3.000 e 3.500k. Assim, a sua iluminação ficará bem distribuída por todo o ambiente e ainda criará uma atmosfera mais confortável.

Iluminação de Tarefas

Fornece iluminação direcionada para uma área específica, facilitando a realização das atividades. Para definir os locais onde dever ser instalada, imagine-se na cozinha, pense no que você normalmente faz nela e onde você faz. A partir daí, divida o espaço em áreas de tarefas individuais que precisam de luz, como bancadas, armários, gavetas, pia e mesa de refeição, por exemplo:

As opções mais usadas são os spots, fitas de led e pendentes.

Os spots são pequenas luminárias de embutir ou de sobrepor e podem ser usados tanto no teto com a luz direcionada para o local que se deseja iluminar, como embaixo de armários, prateleiras, sobre bancadas e pias, ajudando no manuseio de alimentos e objetos de forma mais rápida e segura. Eles são encontrados em diferentes potências, possibilitando criar uma iluminação mais forte ou suave conforme a necessidade.

As fitas de led também são uma ótima escolha para iluminar prateleiras e bancadas, podendo ser colocadas, inclusive, dentro de armários e gavetas. Além de ajudar a localizar os alimentos e utensílios, elas criam um jogo de luz bem interessante.

Para a iluminação de mesas e bancadas de refeição, aposte nos pendentes. Eles devem ser proporcionais ao tamanho do espaço e são encontrados em uma infinidade de tamanhos e modelos, dos mais tradicionais, com inspiração retrô, até os mais modernos. O importante é sempre optar por um que harmonize bem com o estilo do restante do ambiente.

Não esqueça de respeitar a distância de 80 cm a 1 metro entre o pendente e o tampo da bancada ou da mesa. Outra dica é escolher pendentes com tampos removíveis, para que a sujeira e a gordura acumuladas possam ser limpas mais facilmente e com maior frequência.

Iluminação de Destaque

Depois de posicionar a iluminação geral e de tarefas, é hora de realçar pontos específicos da sua cozinha com a de destaque. Para isso, utilize spots com feixes de luz direcionados para pontos estratégicos, como, por exemplo, um revestimento diferenciado na parede, móveis, objetos decorativos, plantas etc. Eles vão valorizar a decoração e deixar o espaço mais bonito.

E como em tempos de conta de luz nas alturas, economizar nunca é demais, se liga nessas dicas:

  • Aproveite a iluminação natural o máximo que puder.Para isso, utilize as janelas como sua aliada. Elas são essenciais para o desenvolvimento das tarefas durante o dia sem depender exclusivamente da iluminação artificial.

A melhor forma de posicionar a janela na sua cozinha, é utilizando-a na lateral ou, ainda, em frente à sua bancada. Assim, você vai ter um contato com o mundo exterior, não vai produzir sombra e o ambiente torna-se mais claro e agradável.

  • Sempre que possível, escolha as lâmpadas de LED. Elas são 80% mais econômicas que as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes.

Com estas dicas você conseguirá fazer a melhor escolha para a iluminação da sua cozinha, deixando o ambiente funcional e, ao mesmo tempo, mais interessante e aconchegante.

Aproveita e já vai separando os produtos para dar um up no projeto de iluminação da sua cozinha. É só clicar aqui.

 

Iluminação