DESCUBRA QUAL É A CUBA CERTA PARA O SEU BANHEIRO

Categoria: Dicas de construção

Atualmente, as cubas para banheiro são muito mais do que um local para lavar as mãos e fazer sua higiene diária. Elas têm um destaque importante na decoração deste cômodo e merecem uma atenção especial na hora de planejá-lo.

E se a variedade de tipos e estilos de cubas te deixa perdido, fique tranquilo! Quer você esteja substituindo uma cuba antiga ou comprando a louça para um banheiro novo, vai encontrar a que melhor se adapta a sua personalidade e necessidades.

Pra ter ajudar, preparamos este guia prático com os principais tipos de cubas para banheiro. Acompanha aqui com a gente!

CUBAS DE EMBUTIR

As cubas de embutir como o próprio nome já diz, são aquelas que ficam embutidas nas bancadas, que deverão ter profundidade suficiente para comportá-las.

Elas são as mais conhecidas e simples do mercado, mas também podem ser encontradas em diferentes formatos: redondos, ovais, quadrados e retangulares. 

Vantagens: O preço costuma ser mais acessível, sobra mais espaço na pia já que seu corpo fica dentro da bancada e é um modelo de fácil limpeza e manutenção.

Desvantagens: Precisa de uma bancada mais larga para instalação e de um armário ou gabinete para esconder o fundo da cuba e dar um bom acabamento na decoração.

Torneiras mais indicadas: Bica baixa, sempre instalada na bancada.

CUBAS DE APOIO

As cubas de apoio são aquelas que ficam 100% apoiadas na bancada, com seu corpo totalmente exposto. E justamente por isso, têm um grande destaque na decoração e são muito indicadas por designers de interiores e arquitetos para pessoas que procuram um ambiente diferenciado.

Elas precisam apenas de um pequeno furo na bancada para o escoamento da água, que pode ter ou não um armário ou gabinete.

Vantagens: Grande variedade de modelos, materiais e estilos, fácil instalação e podem ser instalada em banheiros ou lavabos grandes e pequenos. 

Desvantagens: O preço costuma ser mais salgado e é mais difícil de manter a bancada seca.

Torneiras mais indicadas: Bica alta, que pode ser instalada na própria cuba ou na bancada, e torneiras de parede.

CUBAS DE SOBREPOR

Se você quer fugir um pouco do lugar comum, mas também não gosta da ideia de ter uma cuba totalmente para fora da bancada, as cubas de sobrepor podem ser uma boa opção. 

O encaixe dela é feito pelo lado de cima da bancada, deixando a borda um pouquinho aparente e o fundo escondido pelo armário.

Vantagens: Ocupam menos espaço dentro do armário, já que têm menos profundidade que as cubas de embutir e sua instalação é muito simples.

Desvantagens: Ocupam mais espaço na bancada.

Torneiras mais indicadas: Bica baixa, que pode ser instalada na própria cuba ou na bancada.

CUBAS DE SEMI-ENCAIXE

As cubas de semi-encaixe são muito indicadas para espaços pequenos, pois como somente a sua parte de trás fica encaixada na bancada, esta não precisa ter muita profundidade.

Mas isso não significa que este modelo também não possa ser usado em banheiros maiores. As cubas de semi-encaixe dão um ar de modernidade e complementam a decoração de qualquer ambiente.

Vantagens: Não precisam de muito espaço na bancada.

Desvantagens: Possuem menos variações de modelos e materiais e como parte da peça fica para fora da bancada, a chance de cair água no chão é maior.

Torneiras mais indicadas: Bica baixa, que pode ser instalada na própria cuba ou na bancada, e de parede.

CUBAS SUSPENSAS

As cubas suspensas são aquelas fixadas diretamente na parede e não precisam de bancadas.

Vantagens: Ocupam pouco espaço, não precisam de armário sob ela e deixam a área do piso mais visível, fazendo com que o ambiente pareça maior.

Desvantagens: Falta de espaço para acessórios ou itens decorativos e não são tão resistentes como outros modelos, porque o peso da cuba fica totalmente apoiado na parede.

Torneiras mais indicadas: Bica baixa, diretamente instalada na peça, e de parede.

Importante: Fique atento à altura da bancada!

Com exceção da cuba suspensa, você vai precisar de uma bancada. E colocá-la na altura certa é fundamental para o uso correto e confortável do modelo escolhido.

A medida ideal é de 90 cm do início da cuba até o piso. Ou seja, a altura da cuba somada à altura da bancada e do armário (se houver), não deve ultrapassar 90 cm.

Agora que você já conhece os principais tipos de cuba e sabe as diferenças entre eles, é só escolher o seu modelo preferido no nosso site

Aproveita e já separa uma torneira pra combinar com a sua cuba também. Temos aqui um artigo pra te ajudar a escolhê-la!

Banheiros