Sala de Estar: Conheça 3 estilos de decoração para montar ou renovar a sua

Categoria: Dicas de construção

Você talvez ainda não tenha parado para pensar, mas a sala de estar é um dos ambientes da casa onde passamos a maior parte do tempo. Parada obrigatória para moradores e visitas, é nela que descansamos, ficamos à vontade e recebemos a família e amigos.

E exatamente por exercer um papel tão importante na dinâmica da casa, a decoração da sua sala de estar merece uma atenção especial.

Por isso, no post de hoje vamos te mostrar 3 estilos de decoração para você renovar ou montar uma sala de estar aconchegante, funcional e com a sua cara. Acompanhe e fique por dentro das últimas tendências.

Decoração Comfy

Conforto e acolhimento são as palavras-chave de uma decoração comfy.  O estilo iniciou na moda, mas como moda e decoração caminham juntas, o conceito logo foi levado para dentro das casas, tornando-se uma das principais tendências de 2022.

Em linhas gerais, móveis, elementos decorativos e cores suaves são harmonicamente incorporados ao ambiente para deixá-lo ainda mais aconchegante e agradável. A entrada de luz natural, estofados com tecidos agradáveis ao toque, almofadas e mantinhas ajudam a compor o décor e reforçam a ideia de bem-estar e acolhimento.

Veja como levar o Estilo Comfy para a decoração da sua sala:

Paleta de cor

A paleta de cor de uma decoração comfy é composta por tons neutros claros. Apesar do bege e branco serem as opções mais comuns do estilo, você pode brincar com várias cores ao mesmo tempo, dando mais personalidade à sua sala.

Melodia suave, cor do ano escolhida pela Coral Tintas, é uma ótima alternativa e, combinada às cores da paleta Suave e Natural, vão aumentar a sensação de bem-estar e tranquilidade.

Pisos e Revestimentos

Os acabamentos com aspecto de materiais naturais como, por exemplo, os porcelanatos que reproduzem a madeira  ou o piso vinílico, são uma aposta certeira para o piso de uma sala comfy. Encontrados em uma grande variedade de preços e modelos, você pode, ainda escolher entre um tom mais claro ou mais escuro de acordo com o restante da sua decoração.

Nas paredes, opte pela tinta em vez dos revestimentos. A sua sala ficará mais leve, incorporando melhor a atmosfera comfy.

Móveis e Objetos Decorativos

Móveis de madeira, fibras e materiais ecologicamente corretos  vão te aproximar da natureza e deixar a casa mais leve. Os sofás comfy podem ter assentos maiores e estofamentos generosos para que além de sentar, permitam também deitar, assistir TV de forma mais confortável etc.

E como a ideia é criar uma sala que convide as pessoas a utilizarem o espaço para relaxar, alguns objetos são essenciais para compor o estilo: almofadas com tamanhos, texturas e cores diferentes, um tapete gostoso para andar descalço e dar ainda mais charme ao décor, além de mantinhas espalhadas pelo sofá.

Iluminação

Aproveite, ao máximo, a iluminação natural. Ela vai deixar a sala mais clara e agradável.

Para a artificial, você pode usar modelos de painéis de LED com lâmpadas amarelas  que além de fazerem uma boa distribuição da iluminação por todo o ambiente, vão deixar o clima mais aconchegante.

E não se esqueça de usar pendentes que combinem com o estilo. Eles podem ser colocados sobre locais específicos, como uma mesa ou poltrona de descanso, por exemplo.

Plantas

A utilização de plantas na decoração tem tudo a ver com o estilo comfy e sua proposta de criar ambientes gostosos, saudáveis e sustentáveis. Além de serem um convite ao relaxamento, elas equilibram o visual e dão um charme extra ao espaço.

Você pode espalhar vasos de diferentes tamanhos e modelos pela sala, criar um cantinho só para elas ou até colocá-las em vasos na parede. Não existe regra. A única coisa que não pode é deixar as plantas de fora de um décor comfy. 

Decoração Japandi

Seguindo a mesma linha da decoração comfy que privilegia o conforto e a tranquilidade, vem a Japandi, mas com uma pegada mais minimalista.

O Japandi consiste na união do estilo japonês e escandinavo, combinando o que há de melhor em cada um deles. A organização e a harmonia japonesa (da filosofia wabi-sabi, sobre a aceitação da transitoriedade e a beleza do imperfeito) são complementadas pelo aconchego e a luminosidade da decoração escandinava (inspirada na expressão dinamarquesa hygge, que significa bem-estar e acolhimento).

No estilo Japandi, a expressão “menos é mais” é interpretada ao pé da letra. Com poucos elementos, o décor prioriza a fluidez nos ambientes e a funcionalidade dos móveis, aproveitando cada cantinho do ambiente. Perfeito para salas menores, ele proporciona suavidade e deixa a atmosfera muito mais acolhedora. 

Veja como levar o Estilo Japandi para a decoração da sua sala:

Paleta de cor

Cores neutras e claras, variando entre o branco, bege e cinza, são as mais utilizadas nas paredes de uma sala Japandi. Se você quiser equilibrar com tons mais escuros, combine-as com tons terrosos ou rosé. A dica é não exagerar, escolhendo pontos específicos como uma parede pequena, luminária ou almofadas do sofá.

Pisos e Revestimentos

A madeira é um elemento muito presente na estética Japandi e os pisos e paredes não ficam de fora. Pela praticidade, qualidade e excelente custo-benefício, aposte nos porcelanatos tanto para o piso como para revestir alguma parede. 

No piso, você pode utilizar um porcelanato que reproduza a madeira mais escura, como o carvalho e a nogueira, que remetem à influência japonesa. Ou, ainda, usar um porcelanato em um tom bege claro, deixando o revestimento com aspecto amadeirado, porém mais claro, para fazer um painel na parede. O segredo é equilíbrio!

Móveis e Objetos Decorativos

O estilo prioriza o uso de materiais naturais. Móveis e objetos decorativos em madeira, fibras naturais como o bambu, vime, rattan, e elementos feitos em terracota, cerâmica ou metais são elementos marcantes da decoração Japandi.

Invista também em peças e acessórios de diferentes texturas, como crochê, tricô, linho e algodão, que transmitem uma sensação de conforto e aconchego. Você pode usá-los em estofados de sofás, poltronas e cadeiras, almofadas, tapetes e até mesmo na toalha da mesa de jantar. 

E não se esqueça: as peças de decoração devem seguir a filosofia do menos é mais. Escolha apenas itens funcionais ou que carreguem algum valor afetivo, sem exagerar ou poluir o visual.

Iluminação

No Japandi, a iluminação natural também compõe o estilo. Por isso, tente aproveitar muito bem as janelas para que sejam o meio de entrada da luz por toda a sala durante o dia.

Os painéis de LED  podem ser usados para uma iluminação mais geral do ambiente e os spots para destacar pontos específicos, como algum móvel ou peça decorativa.

Os pendentes também são essenciais para complementar o décor. Variando entre modelos maiores, centralizados no teto, e outros menores, colocados estrategicamente sobre uma mesa ao lado do sofá, eles devem seguir a estética natural do Japandi.

Plantas

O toque final para a decoração Japandi é a criação de um cantinho verde na sala. Mas, no Japandi, o paisagismo está mais relacionado às folhagens do que flores, restringindo-se ao verde, sem tons vibrantes.

As plantas podem ser colocadas em vasos direto no chão, dentro de cachepôs de palha ou sobre prateleiras de madeira. A ideia é proporcionar uma atmosfera mais leve e natural.

Decoração Retrô

Os apaixonados pelo retrô, já podem comemorar: ele voltou com tudo e é uma grande tendência para a decoração de diferentes ambientes.

Repaginado, o retrô assume agora ares mais leves. As cores vibrantes, foram substituídas por tons mais claros e pastéis nas paredes e o excesso de móveis e objetos dá lugar à peças mais modernas inspiradas em designs antigos e que trazem, junto com elas, memórias afetivas.

E, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a decoração retrô não faz o espaço parecer ultrapassado. Ela traz uma personalidade única, ajuda a contar histórias de outras épocas e cria um ambiente atemporal.

Veja como levar o Estilo Retrô para a decoração da sua sala:

Paleta de cor

Como adiantamos, os tons pastéis são uma tendência também para a decoração retrô, principalmente para as grandes superfícies como as paredes.

A combinação entre verde e rosa é uma das queridinhas do momento. Uma dupla alegre, com ares tropicais e que ainda pode dar um toque de elegância e glamour ao ser combinada com detalhes em dourado.

Mas isso não quer dizer que você não possa usar tons mais fortes e vibrantes na sua sala. Eles podem ser incluídos nos detalhes, como em um sofá, mesa de centro ou lateral, almofadas e outros acessórios decorativos.

Pisos e Revestimentos

As paredes de uma sala retrô podem ser apenas pintadas ou personalizadas com a textura de um revestimento tipo tijolinho branco  ou geométrico.

E mais uma vez os pisos amadeirados  aparecem como uma ótima alternativa para compor a decoração de uma sala retrô e trazer um ar mais antigo ao ambiente.

Caso você opte pela pintura colorida na parede, experimente usar rodapés  branco. Eles vão fazer um lindo contraste entre a madeira e as cores.

Móveis e Objetos Decorativos

O design mais reto e alongado dos móveis retrô, agora ganha formas mais orgânicas, com curvas e contornos arredondados. Já os famosos pés palito continuam com força total!

Os móveis podem ter cores vibrantes, ser de madeira e, até mesmo, ter alguns detalhes de ferro, dando um toque de modernidade à composição. Mesclar peças antigas com outras contemporâneas também é uma das marcas deste estilo.

Peças cromadas, laqueadas, espelhadas e com diferentes estampas, sempre bem harmonizadas com o restante do décor, fazem uma mistura interessante e vão imprimir a sua personalidade ao ambiente.

Iluminação

As luminárias são peças essenciais para a decoração de uma sala retrô. Além de cumprirem a sua função principal, ou seja, proporcionar uma boa iluminação, elas devem se destacar no ambiente.

Aposte em diferentes tipos e tamanhos para compor o espaço, mas capriche na escolha da luminária principal. Os modelos com  lâmpadas aparentes estilo industrial, ferro ou cores vibrantes são os mais bonitos para usar e combinar com a decoração de uma sala retrô.

Plantas

Um verdinho natural nunca é demais! Plantas e flores vão trazer ainda mais delicadeza para a sua sala retrô. Experimente colocá-las em pequenos vasos sobre  prateleiras nas paredes e veja como a sua decoração ficará ainda mais bonita.

E aí, qual desses estilos combina mais com você? Aproveita e dá uma olhada no nosso site. Você vai encontrar todos os revestimentos, tintas e luminárias que vai precisar para montar ou renovar a sua sala de estar.

Pisos e Revestimentos